Sermões Expositivos
Trabalho Universitário: Sermões Expositivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: utenas • 14/11/2013 • 2.337 Palavras (10 Páginas) • 410 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO
FACULDADE ADVENTISTA DE TEOLOGIA
AMOR ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUENCIAS
Semana de oração baseada na verdade bíblica do Santuário
Série de esboços apresentada em cumprimento parcial às exigências da classe de Teologia Fundamental III, sob orientação do Prof. Roberto Pereira.
Jefferson S.S. Queiroz
Uedson Teixeira do nascimento
3ºB
Engenheiro Coelho – SP
2012
Semana de Oração - “Amor até as últimas consequências”
Esboço de Sermão expositivo. Rm. 5:8 - Primeiro Dia
A CULPA É MINHA, O CASTIGO FOI PARA ELE
Introdução:
1. Tendo em mente a certa sentença de que o salário do pecado é a morte (Rm. 6:23), conhecendo que a natureza humana é pecadora, concluímos obviamente a nossa própria condenação. Mas com amor até as últimas consequências somos amados por Deus e Ele provou o Seu amor por mim e por você.
2. lustração: Um garoto era apaixonado por macãs, ele mal podia esperar a época do outono para fazer de sua principal refeição uma sacola de macãs. Sua favorita era aquelas de casca avermelhada e que estala na boca durante a mordida. Acontece que no quintal do vizinho havia uma macieira que produzia exatamente suas macãs favoritas, sabendo disso, sua mãe o proibiu de pegá-las, pois não pertencia a eles, para reforçar sua ordem e para proteger seu filho dos perigos do quintal alheio, a mãe prometeu que se ele desobedecesse suas ordens levaria uma surra de quarenta varadas. O outono chegou, o sol radiava sua luz sobre a macieira produzindo uma hipnose gastronômica, e o garoto não resistiu, pensando que ninguém o via pulou rapidamente no quintal alheio, passou pelo cachorro que dormia profundamente, subiu na macieira, apanhou quantas cabiam em seus bolsos, desceu, atravessou o quintal e dispulou de volta. Para sua surpresa sua mãe o aguardava com a vara nas mãos, a fim de cumprir sua promessa, o garoto vendo que não havia disfarce eficiente, ajoelhou-se e clamou misericórdia, as lágrimas escoavam pelas bochechas tremulas de medo e vergonha, diante da cena, a mãe tem seu coração tocado, ela caminha até o transgressor, o coloca em pé, põe a vara em suas mãos, levanta a própria camisa e diz: Alguém terá que levar as varadas prometidas!
3. Mesmo ainda sendo nós ainda pecadores, Deus entregou-se a Si mesmo, na pessoa do Filho, por amor a nós.
4. Mesmo não havendo lógica no sacrifício de Cristo, ele á a maior demonstração de amor por você, vamos estudar as consequências desse ato de amor.
5. Objetivos: (1) Demonstrar o amor de Deus pela humanidade. (2) Apresentar o cordeiro de Deus e Seu sacrifício que tiram o pecado dos homens. (3) Motivar o amor recíproco ao de Deus.
Argumentação:
I – AMOR DE DEUS ATÉ A CRUZ
1. A morte de Cristo prova o amor de Deus – (v.8)
2. A cruz é a ira de Deus com o pecado – (v9b)
II – AMOR DE DEUS NA RECONCILIACAO
1. Pela morte de Cristo somos reconciliados com o Pai – (v.10a)
2. A vida do Filho nos traz salvação – (v.10b)
Conclusão:
1. Todos pecamos e a consequência do pecado é a morte (Rm 6:23), Mas Deus provou o Seu amor enviando Jesus, para morrer por nós, sendo ainda pecadores (Rm 5:8);
2. A culpa era nossa, mas ele a tomou sobre Si (Is 53:6);
3. Seu amor O levou até as últimas consequências, por Amor Ele morreu em nosso lugar.
4. O sacrifício substitutivo nos libertou do castigo do pecado.
Semana de Oração - “Amor até as últimas consequências”
Esboço de Sermão expositivo. Ex. 25:8 - Segundo Dia
ELE AINDA QUER VIVER CONOSCO
Introdução:
1. Ontem vimos o amor de Deus pela criatura humana sendo provado através de sua provisão de nosso substituiu, Jesus Cristo. Este assumiu a consequência de nosso pecado.
2. Deus criou o ser humano para conviver junto dele em todo o tempo, mas o homem pecou e se afastou de Deus.
3. Deus elaborou uma forma de sempre estar com seu povo, Ele ordenou que lhE construíssem uma habitação no meio deles (Ex 25:8).
4. Tudo no santuário arremetia ao amor de Deus pela humanidade e Seu plano de resgate..
5. Objetivos: (1) Demonstrar a vontade de Deus em manter contato com o homem. (2) Mostrar o plano divino para voltar a viver com a humanidade.
Argumentação:
I - O HOMEM ABANDONOU A PRESENCA DE DEUS
1. O pecado do home o expulsou do Édem (Gn 3:22 a 24)
2. O homem se mantém em pecado (Sl 51:4 e 5)
II - DEUS LEVA O HOMEM DE VOLTA A SUA PRESENCA
1. Deus planeja trazer o homem de volta ao lar (Gn 3:15)
2. Deus ordena construção detalhada de sua habitação no meio do Seu povo (Ex. 25:8)
3. Deus prometeu ao homem levá-lo de volta ao Edem (Jo 14:1 a 3)
Conclusão:
1. O
...