Texto Expositivo-Explicativo
Por: Zuleica Cassamo • 6/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.116 Palavras (5 Páginas) • 42.524 Visualizações
Universidade Zambeze
Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades
Curso de Gestão
Cadeira: TELP
Tema: Texto Expositivo-Explicativo
Grupo:
Érica Dambe
Scarlete Bacar
Sheila Mangate
Stélio Mandara
Zuleica Cassamo
Docente: McS. Jane Mutsuque
Abril, 2017
Índice
1. Introdução 4
2. Desenvolvimento 4
2.1. Conceito do Texto expositivo-explicativo 4
2.2. Organização Textual do Texto expositivo-explicativo 4
2.2.1. Momento de questionar (introdução) 4
2.2.2. Momento de resolução (desenvolvimento) 5
2.2.3. Momento de conclusão 5
2.3. Organização discursiva do texto expositivo-explicativo 5
2.3.1. Enunciados expositivos 5
2.3.2. Enunciados explicativos 5
2.3.3. Enunciados “baliza” 6
2.4. Características linguísticas do texto expositivo-explicativo 6
2.4.1. Tipo de linguagem 6
2.4.2. Tempos verbais 6
3. Conclusão 6
4. Bibliografia Final 7
Introdução
Neste trabalho que o docente atribuiu ao grupo, iremos abordar de forma concisa o tema sobre o texto expositivo-explicativo. Ao abordarmos acerca de texto expositivo-explicativo, procuramos expôr melhor o tema para uma melhor compreensão de todos nós, destacando alguns aspectos que afiguram serem mais pertinentes. Nas páginas que se seguem encontra-se exposto o seguinte: o seu conceito, as fases ou etapas do texto expositivo-explicativo, a sua organização discursiva e também as características linguísticas. Este trabalho foi concebido pensando na melhor interpretação e compreensão dos textos expositivos-explicativos.
Por fim, tem a nossa conclusão de tudo aquilo que vimos e aprendemos no decorrer da elaboração do presente trabalho.
Desenvolvimento
Conceito do Texto expositivo-explicativo
O texto expositivo-explicativo é um tipo de texto que tem como objectivo principal a transmissão de conhecimentos acerca de uma dada realidade, isto é, transmitir um assunto que se pressupõe ser do desconhecimento do destinatário.
Organização Textual do Texto expositivo-explicativo
Para facilitar a compreensão, o texto expositivo-explicativo apresenta, geralmente, a seguinte organização textual:
Momento de questionar (introdução)
É a colocação do problema, na qual se coloca uma pergunta, de forma explícita ou não, que posteriormente será respondida ao longo do texto; delimita-se o tema, portanto, o tema, fornecem-se os possíveis antecedentes, apresenta-se o estado da questão. Recorre-se à designação, denominação, definição ou composição dos termos ou elementos.
Momento de resolução (desenvolvimento)
É a mais longa, que consiste em explicar ou desenvolver o tema apresentado na introdução; avançam-se os dados de forma sistemática, interligando-os entre si. O raciocínio seguido nesta parte é lógico, ou seja, a demonstração, o enunciado dos resultados, a sua descrição e caracterização, as transformações e o processo verificados.
Momento de conclusão
Não necessariamente em todos os textos, mas havendo, ele deverá decorrer do questionamento inicial e de forma resumida, se condensam as ideias explicitadas na resolução e que será apresentado sob forma de apelo, persuasão ou recomendação a ser observada pelos leitores ou interessados, modificando assim a sua atitude inicial.
NB: Esta ordem de discursivização nem sempre se apresenta de forma linear, isto é, o texto poderá ir da questão à resolução ou apresentar a conclusão logo no início e encadearem-se, de seguida, os enunciados que concorrem para a prova dessa conclusão.
Organização discursiva do texto expositivo-explicativo
No que concerne à organização discursiva deste tipo de texto, ele compõe-se essencialmente de 3 categorias de enunciados:
Enunciados expositivos
Contêm as informações com as quais o autor do texto pretende fazer saber, ou seja, transmitir os novos saberes. Caracteriza-se pela ausência de marcas gramaticais da primeira e segunda pessoa, cuja intenção é não fazer transparecer a presença do sujeito enunciador, pelo uso do presente e do pretérito perfeito do indicativo e pelo recurso à forma passiva.
...