Sexualidade
Tese: Sexualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thais260622 • 15/1/2015 • Tese • 289 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
Observa-se também a ocorrência da puberdade precoce e da puberdade retardada. A puberdade precoce ocorre quando os sinais aparecem antes dos oito anos nas meninas, e antes dos nove anos nos meninos, E a puberdade retardada ocorre quando há ausência dos sinais após os treze anos nas meninas, e quatorze anos nos meninos.
Sexualidade
A sexualidade pode ser definida tendo como referência as nossas sensações, sentimentos e emoções envolvendo a energia sexual.
Sexo e sexualidade são temas inter-relacionados, mas distintos e diferentes em suas características. A sexualidade relaciona-se ás energias que são canalizadas no nosso corpo, aos nossos desejos, nossas sensações prazerosas, nossa compreensão sobre a maneira como sentimos e lidamos com as questões que envolvem essas energias. Quando estamos falando do sexo, estamos falando da prática do sexo exclusivamente.
O Dicionário Aurélio nos apresenta as seguintes definições:
Sexualidade: “Qualidade do que é sexual. Modo de ser próprio do que tem sexo”.
Sexo: “Diferença física ou conformação especial que distingue o macho da fêmea; conjunto de indivíduos que têm o mesmo sexo. Relação sexual. Órgãos sexuais externos”.
Sexualidade e problemas na adolescência
A adolescência é uma fase de intensas mudanças físicas e emocionais. Sendo descrita como um importante período no ciclo existencial da pessoa caracterizada pela mudança definição da posição social, familiar, sexual e entre o grupo.
Os problemas mais comuns encontrados na adolescência são: atraso vacinal, erro alimentar, transtornos alimentares, distúrbios do crescimento e do desenvolvimento físico, alterações da dinâmica familiar, comportamento de risco, DST, gravidez, violência, uso de drogas, dificuldades escolares, depressão, etc.
Diante de um problema, devemos sempre procurar ajuda. Existem pessoas que são importantes em nossas vidas e que muito podem nos ajudar, existem também muitos profissionais e instituições que poderão nos auxiliar nos momentos mais difíceis. O importante é não ficar sozinho!
...