Projeto Arte E Sexualidade
Monografias: Projeto Arte E Sexualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeanne10nunes • 22/6/2013 • 1.497 Palavras (6 Páginas) • 1.253 Visualizações
ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
C.E Y BACANGA
Resolução no. 025/2010 de 11/02/2010
NOSSOS JOVENS, E SUA SEXUALIDADE? debates, reflexões e vivências artísticas com os alunos do Ensino Médio
"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."
(Paulo Freire)
Picasso foi consultado por um intelectual que iria fazer uma
conferência sobre arte e sexualidade. "O que devo dizer?", perguntou
o intelectual. Picasso respondeu: "São a mesma coisa”.
"A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol." (Humberto de Campos)
São Luis
2013
IDENTIFICAÇÃO
TEMA DO PROJETO
ARTE E SEXUALIDADE
TÍTULO
NOSSOS JOVENS, E SUA SEXUALIDADE? debates, reflexões e vivências artísticas com os alunos do Ensino Médio
PÚBLICO ALVO
Alunos, Professores, coordenadores e comunidade escolar.
PERÍODO DE ENCONTRO
Agosto a Novembro de 2013
LOCAL:
CE Y Bacanga e Galeria do Museu Histórico
COORDENAÇÃO TÉCNICA
Professora da Disciplina de Arte – Jeanne Pereira Nunes
DIREÇÃO PEDAGÓGICA
Gestora Educacional – Lourdimar da Glória Sales
1. JUSTIFICATIVA
A Arte, como uma das disciplinas que compõe o currículo escolar, constitui-se como uma área de conhecimento privilegiada para o exercício da reflexão, apreciação e para a apropriação das vivências cotidianas, o que lhe atribui um caráter relevante para o trabalho pedagógico interligado com os Temas Transversais.
Os Temas Transversais como parceiros da Arte tem como proposta discutir as situações vivenciadas no dia-a-dia pelos alunos envolvendo: sexualidade, diversidade étnico-racial (xenofobia), educação fiscal, educação para o transito, educação para paz, educação para igualdade de oportunidades, educação para gênero, o protagonismo infanto-juvenil entre outros temas atuais que venham contribuir para formação e exercício pleno da cidadania.
A implementação da Educação Sexual (E.S) no contexto escolar tem provocado discussões ora concordantes ou discordantes quanto ao papel da escola neste domínio, ao poder de operar como estrutura de incitamento a comportamentos sexuais precoces e de ser papel da família e não da escola a educação moral, comportamental dos jovens em matéria de sexualidade.
Segundo orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os Temas Transversais devem integrar as áreas convencionais e ter a mesma importância que elas, relacionando-as às questões da atualidade e sendo orientadores do convívio escolar, sendo a Ética o eixo norteador que leva à reflexão crítica e à construção da Cidadania.
Os Paramentros Curriculares Nacionais, pg 28 comenta que:
“o trabalho de Orientação Sexual visa propiciar aos jovens a possibilidade do exercício de sua sexualidade de forma responsável e prazerosa. Seu desenvolvimento deve oferecer critérios para o discernimento de comportamentos ligados à sexualidade que demandam privacidade e intimidade, assim como reconhecimento das manifestações de sexualidade passíveis de serem expressas na escola. Propõem-se três eixos fundamentais para nortear a intervenção do professor: Corpo Humano, Relações de Gênero e Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS”.
Mais adiante na pg. 31 do documento supracitado, afirma que:
"Na prática pedagógica, interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente, pois o tratamento das questões trazidas pelos Temas Transversais expõe as inter-relações entre os objetos de conhecimento, de forma que não é possível fazer um trabalho pautado na transversalidade tomando-se uma perspectiva disciplinar rígida."
Tanto a Sexualidade como a Arte são temas e conhecimentos recortados por aspectos individuais, institucionais e sociais, aspectos estes que se aplicam a diversos contextos, e são vulneráveis a interpretações e apropriações individuais ou coletivas. Em virtude dessas similitudes, a articulação e justaposição lhes são necessárias e recorrentes para alcançar o desenvolvimento e a aprendizagem significativa de ambas no âmbito escolar, ou seja, arte em conexão com a sexualidade.
Dessa forma, justifica-se a realização desse Projeto, uma vez que os alunos do CE Y Bacanga encontram-se, em uma área de vulnerabilidade cultural, econômica e social, muitas vezes sem as devidas orientações quanto ao conhecimento sobre arte e sexualidade.
2. OBJETIVOS
2.1- Geral
• Trabalhar Arte e sexualidade com os alunos do ensino médio do turno matutino e noturno no sentido de contribuir para reduzir comportamento de risco e aumentar comportamentos protetores.
2.2- Específicos
• Proporcionar a apreciação artística do acervo produzido pela artista Marlene Barros e convidados;
• Promover oficinas
...