TRABALHO DE ÉTICA
Por: camilabd45 • 1/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.112 Palavras (9 Páginas) • 1.808 Visualizações
TRABALHO DE ÉTICA
EIXO: CULTURA RELIGIOSA
Nome: CAMILA BARBOSA DAMASCENO Valor: 2,0
TURMA: 8000 DATA: 31.10.2015
- Encontre maneira de estabelecer diferença entre Ética e Moral, a partir de situações práticas da vida diária (exemplos do cotidianos).
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Um exemplo é o aborto, a grande maioria das pessoas é contra o aborto, é um comportamento imoral, no entanto, em caso de gravidez por abuso sexual, o aborto pode ser ético, encontra respaldo na lei
- Lei o texto “Ética E Mochila Escolar” (que segue abaixo) e escolha duas das questões (são 4 ao todo) que se encontram no final do Artigo de Içami Tiba e depois apresente suas considerações sobre esta afirmações.
3.Só o amor não é suficiente para uma boa educação.
Não, só o amor não é suficiente. O instinto maternal às vezes não sabe se comportar em tal situação, pois é muito difícil para algumas mães corrigirem seus filhos ao ver a chateação estampada em seus olhares. Quando criança, escutei esse ditado “a mão que bate, é a mesma que afaga”, concordo, não pela violência, mas por educação, a correção é necessária tanto quanto o amor, assim como uma família presente e estruturada é na educação da criança.
4.Quem tem respeito à própria mãe também respeita seus semelhantes. É dessa maneira que um filho pequeno adquire a ética que vai torná-lo um cidadão na sociedade.
Se o filho não respeita a mãe, que é o laço afetivo mais forte que se tem na vida, quem dirá o próximo, uma pessoa qualquer, ele realmente não terá consideração pelos outros se analisarmos o tratamento com mãe, de fato, é aquele velho ditado “educação vem de berço”, se não tem com ela, presume-se que não terá com outras pessoas.
- Divórcio e união civil entre duas pessoas do mesmo sexo são temas controversos para a Ética. Aborde-os (separadamente) tanto a partir da Ética Social como da Ética Religiosa.
A partir da visão da ética social, o casamento não passa de um contrato formal entre duas pessoas, que, “se não derem certo”, desfarão a “empresa” e tentarão novamente com um outro “sócio”, como se o casamento fosse uma S.A. (Sociedade Anônima). A ética religiosa, mesmo tendo sido taxada de arcaica, tem se posicionado como voz discordante das “novas tendências” do mundo moderno e tem insistido na visão de que o casamento é de origem divina e, portanto, deve fundamentar-se sobre os princípios éticos do amor ágape.
O divórcio, conforme a ética protestante, não é uma regra, mas uma exceção. O princípio que a ética protestante defende é o da indissolubilidade do matrimônio, pois a Bíblia (norma de fé e vida) diz: “o que Deus uniu, não o separe o Homem”. Porém, como é inevitável que aconteçam problemas e desentendimentos entre casais.
- Conte 02 histórias, registradas na Bíblia, de como Jesus Cristo colocou em prática o amor Ágape (Amor incondicional).
Essa forma de amor foi magistralmente sintetizada por Cristo quando, na cruz, perdoou a seus algozes orando a Deus, dizendo: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem; ou quando Cristo ensinou uma prática ética na qual afirma: “se te baterem numa face, oferece também a outra”. Tudo isso Cristo sintetizou na expressão: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.
- Identifique e comente o mandamento que versa sobre a defesa da vida, e tente explicar o que esse mandamento tem a dizer sobre o aborto e a eutanásia.
5º mandamento: não matarás. Como se sabe, na ética religiosa, a vida é considerada um presente de Deus e ninguém tem o direito de atentar contra a vida de quem quer que seja, especialmente de um ser indefeso dentro de um útero, no caso de aborto. A ética religiosa resgata o princípio do amor à vida, que é muito superior em termos de valor e respeito ao ser humano.
No caso da eutanásia, de acordo com a ética religiosa, Deus é o doador da vida e só a ele pertence o direito de determinar o seu fim. Por isso, ninguém, nem mesmo um profissional da saúde pode decidir de forma arbitrária e praticar a eutanásia.
- Explique e exemplifique os dois modos divergentes (Legalista e Pedagógico) de aplicar-se a ética social cristã.
Legalista: a lei de Deus é vista de forma inflexível, devendo ser cumprida em sua plenitude. Caso a pessoa não a cumpra, o infrator só é redimido do erro mediante punição e penitência. É prática coercitiva e baseada no medo.
Pedagógica: a lei de Deus é um método educativo que visa orientar a conduta humana dentro de princípios, movidos pelo amor e pelo desejo de proteger o indivíduo dos perigos morais. Pressupõe livre aceitação dos princípios cristãos, sem coerção.
- Escolha dois temas práticos de Ética que são abordados na apostila (Pena de Morte, Aborto, Drogas, Eutanásia, etc.), posicione-se frente a eles e elabore algumas questões desafiadoras que estes temas podem provocar.
Sou contra a pena de morte, porque não deve-se confiar na lei do homem para julgar quem deve morrer, por haver muitas injustiças nesses julgamentos.
Qual seria o crime que realmente levaria a morte?
Qual confiança se teria nesse julgadores?
Com relação às drogas, o Brasil ainda tem muito o que melhorar, pois esse problema atinge a família inteira, devendo nossas leis não serem tão brandas.
Deveria existir pena de morte para o traficante no Brasil, tendo em vista que sua abrangência causa prejuízo para maioria das famílias brasileiras?
8. História de Davi com Bate-Seba – 2 Samuel 11 ate 12.25
A. Leiam e apresentem aos colegas a história de Davi, Bate-Seba, Urias e o profeta Natã que encontramos em 2 Samuel 11.1 até 12.25.
...