TRABALHO Sobre RELIGIÃO Sobre Judaísmo
Projeto de pesquisa: TRABALHO Sobre RELIGIÃO Sobre Judaísmo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jcezarmartins • 27/5/2014 • Projeto de pesquisa • 949 Palavras (4 Páginas) • 437 Visualizações
TRABALHO
DE
RELIGIÃO
SOBRE
JUDAÍSMO
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO:
JUDAÍSMO
Introdução
O judaísmo foi a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Sua principal crença é acreditar na existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus. Em Israel existe uma das maiores concentrações de adeptos e praticantes do Judaísmo.
Historia do Judaísmo
De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 A.C, Abraão recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã (atual Palestina). Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó. Este luta, num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacó dão origem as doze tribos que formavam o povo judeu. A libertação do povo judeu ocorre por volta de 1300 AC. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebe as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. A busca pela terra prometida, Canaã, durou 40 anos.
Tábuas dos dez mandamentos
Jerusalém
Rei Davi transformou a cidade de Jerusalém em um centro religioso. Após o reinado de Salomão, filho de Davi, dividiu as tribos em dois reinos: Reino de Israel e Reino de Judá. Foi quando, surge a crença da vinda de um messias que iria juntar o povo de Israel e restaurar o poder de Deus sobre o mundo.
Diáspora
Em 721 A.C começa a diáspora judaica com a invasão babilônica. O imperador da Babilônia, após invadir o reino de Israel, destrói o templo de Jerusalém e expulsa grande parte da população judaica. No século seguinte, destroem a cidade de Jerusalém, provocando a segunda diáspora judaica.
No século I, os romanos invadem a Palestina e destroem o templo de Jerusalém. No século seguinte, destroem a cidade de Jerusalém, provocando a segunda diáspora judaica. Em 1948, o povo judeu retoma o caráter de unidade após a criação do estado de Israel.
Foi Após estes acontecimentos, que os judeus começaram a se espalhar pelo mundo, conservando sua cultura e religião. Em 1948, o povo judeu se une em um só reino, após a criação do estado de Israel.
Os livros sagrados dos judeus
A Torá ou Pentateuco, é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus. Fazem parte da Torá : Gênesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio. O Talmude é o livro que reúne muitas tradições orais e é dividido em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentários.
Torá Levítico Deuteronômio
Rituais e símbolos judaicos
O sacerdote conhecido por Rabino é quem realiza os rituais,em um templo chamado de sinagoga . O símbolo sagrado do judaísmo é o memorá, candelabro com sete braços.
Memorá
Quando uma criança judia atinge a sua maturidade (aos 12 anos de idade, mais um dia para as meninas; e aos 13 anos e um dia para os rapazes), passa a tornar-se responsável pelos seus atos, de acordo com a lei judaica.
Os
...