Tomás De Aquino
Exames: Tomás De Aquino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: davisouza21 • 9/6/2014 • 3.356 Palavras (14 Páginas) • 189 Visualizações
Tomás de Aquino
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Tomás de Aquino OP (Roccasecca, 1225 — Fossanova, 7 de março 1274) foi um padre dominicano, filósofo, teólogo, distinto expoente da escolástica, proclamado santo e Doutor da Igreja, por vezes cognominado o Doctor Communis ou o Doctor Angelicus ou o Príncipe de Escolásticos pela Igreja Católica
Biografia
Tomás de Aquino nasceu em Aquino por volta de 1225, de acordo com alguns autores no castelo do pai Conde Landulf de Aquino, localizado em Roccasecca, no mesmo Condado de Aquino (Reino da Sicília, no atual Lácio). Por parte de sua mãe, a condessa Teodora de Theate, Tomás era ligado à dinastia Hohenstaufen do Sacro Império Romano-Germânico.2 O irmão de Landulf, Sinibald, era abade da original abadia beneditina em Monte Cassino. Enquanto os demais filhos da família seguiram uma carreira militar,3 a família pretendida que Tomás seguisse seu tio na abadia.4 Esse era o caminho normal para a carreira do filho mais novo de uma família da nobreza sulista italiana.2
Aos cinco anos, Tomás começou sua instrução inicial em Monte Cassino, mas depois do conflito militar que ocorreu entre o imperador Frederico II e o papa Gregório IX na abadia, no início de 1239, Landulf e Teodora matricularam Tomás na studium generale (universidade), que havia sido criada recentemente por Frederico II em Nápoles.5 Foi lá que Tomás provavelmente foi introduzido nas obras de Aristóteles, Averróis e Maimônides, todos que influenciariam sua filosofia teológica.6 Foi igualmente durante seus estudos em Nápoles que Tomás sofreu a influência de João de São Juliano, um pregador dominicano em Nápoles que fazia parte do esforço ativo intentado pela ordem dominicana para recrutar seguidores devotos.7 Nesta época seu professor de aritmética, geometria, astronomia e música era Petrus de Ibernia.8 Aos 19 anos, contra a vontade da família, entrou na ordem fundada por Domingos de Gusmão. Estudou filosofia em Nápoles e depois em Paris, onde se dedicou ao ensino e ao estudo de questões filosóficas e teológicas. Estudou teologia em Colônia e, em Paris, tornou-se discípulo de Santo Alberto Magno, que o "descobriu" e se impressionou com a sua inteligência. Por esse tempo foi apelidado de "boi mudo". Dele disse Santo Alberto Magno: "Quando este boi mugir, o mundo inteiro ouvirá o seu mugido."9
Foi ordenado sacerdote com 1250, e começou logo a ensinar na Universidade de Paris em 1252, no reinado de Luís IX.
Seus primeiros escritos, principalmente resumos e amplificações de suas palestras, apareceram dois anos mais tarde. Seu primeiro grande trabalho foi Scripta Super Libros Sententiarum (Escritos sobre os livros das Sentenças, 1256?), Que consistiu na realização de comentários sobre um influente trabalho relativo dos sacramentos da Igreja, conhecido como o Sententiarum Libri Quatuor (Quatro livros de Sentenças), pelo teólogo italiano Pedro Lombardo10 .
Tendo tirado o doutoramento em teologia, em 1256, é nomeado mestre de filosofia na sua Universidade11 .
Tendo sido convocado para Roma pelo Papa Alexandre IV, em 1259, actuou como consultor do tribunal papal12 .
Voltando a Paris, em 1268, envolveu-se numa polémica com o filósofo Siger de Brabant e de outros seguidores do filósofo islâmico Averróis13 .
Deixou novamente Paris, em 1272, e prossegue para Nápoles, onde ele organizou uma nova escola dominicana14 .
Em 1274, enquanto viaja para o Concílio de Lyon, ao qual ele tinha sido recomendado pelo Papa Gregório X, Aquino adoece gravemente e falece a 7 de Março no mosteiro cisterciense de Fossanova.
Foi canonizado pelo Papa João XXII em 1323 e, em 1567, é proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio V15 .
Filosofia
Seu maior mérito foi a síntese do cristianismo com a visão aristotélica do mundo, introduzindo o aristotelismo, sendo redescoberto na Idade Média, na Escolástica anterior, compaginou um e outro, de forma a obter uma sólida base filosófica para a teologia e retificando o materialismo de Aristóteles. Em suas duas summae, sistematizou o conhecimento teológico e filosófico de sua época: a Summa theologiae e a Summa contra gentiles. A partir dele, a Igreja tem uma Teologia (fundada na revelação) e uma Filosofia (baseada no exercício da razão humana) que se fundem numa síntese definitiva: fé e razão, unidas em sua orientação comum rumo a Deus. Sustentou que a filosofia não pode ser substituída pela teologia e que ambas não se opõem. Afirmou que não pode haver contradição entre fé e razão. Explica que toda a criação é boa, tudo o que existe é bom, por participar do ser de Deus, o mal é a ausência de uma perfeição devida e a essência do mal é a privação ou ausência do bem. Além da sua Teologia e da Filosofia, desenvolveu também uma teoria do conhecimento e uma Antropologia, deixou também escrito conselhos políticos: Do governo do Príncipe, ao rei de Chipre, que se contrapõe, do ponto de vista da ética, ao O Príncipe, de Nicolau Maquiavel. Com o uso da razão é possível demonstrar a existência de Deus, para isto propõe as cinco vias de demonstração:
Primeira via — Primeiro Motor Imóvel: tudo que se move é movido por algo ou alguém. É impossível uma cadeia infinita de motores acionando os movidos, pois cada qual precisaria de um anterior que o impulsionasse, numa sequência regressiva sem fim, e nunca se chegaria ao movimento atual. Logo, é preciso que haja um primeiro ser que tenha dado início ao movimento existente e que não tenha sido ele próprio movido por ninguém. Este ser é Deus.
Segunda via — Causa Primeira: decorre da relação de causa e efeito que se observa nas coisas criadas. Todo efeito requer uma causa. E é necessário que haja uma causa primeira que não tenha sido provocada por algo anterior. Sem ela não haveria nenhum efeito, pois cada causa pediria outra, numa sequência infinita. Deus é a causa primeira de todas as coisas.
Terceira via — Ser Necessário: há seres que podem ser ou não ser. Os seres que têm possibilidade de existir ou não existir são chamados entes contingentes. Se todos os entes que vemos na natureza têm a possibilidade de não ser, houve tempo em que nenhum deles de fato existiu. Mas se nada existiu, nada poderia existir hoje, pois o que não existe não pode passar a existir por si mesmo. O que é evidentemente falso, visto que as coisas
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