Qual A Diferença De Santo Agostinho E são Tomás De Aquino Conciliaçao Da fé Com Razão
Artigos Científicos: Qual A Diferença De Santo Agostinho E são Tomás De Aquino Conciliaçao Da fé Com Razão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandaefilipe • 29/4/2013 • 833 Palavras (4 Páginas) • 2.109 Visualizações
Exercício – Sociologia
Questão 1.Existem diversas possibilidades teóricas sobre a origem e importância da sociologia, dentre as quais, destacam-se as desenvolvidas pelos autores contemporâneos Giddens e Martins. Escolha um dos referidos autores e descreva sua concepção teórica sobre Sociologia.
Questão 2 . Uma das perguntas mais frequentes sobre a disciplina Sociologia é: “Para que serve a Sociologia?”. Explique a importância dessa disciplina para a formação de futuros advogados.
Questão 3. Sobre a relação indivíduo e sociedade definida pelos autores clássicos da Sociologia, é correto afirmar que
A) Karl Marx afirma que existem condicionamentos estruturais que levam o indivíduo, os grupos e as classes para determinados caminhos, sendo impossível a reação e transformação de tais condicionamentos.
B) Émile Durkheim afirma que a sociedade nem sempre prevalece sobre o indivíduo. As leis e regras dependem dele e dão sentido de integração entre os membros da sociedade.
C) Max Weber tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas. Trata-se do conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente.
D) Weber concorda com Durkheim quando afirma que as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados e, com base no que traz dentro de si, ele escolhe condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam.
Questão 4. A teoria sociológica clássica traz importantes reflexões sobre o Estado. Dentre as quais, se destaca a concepção weberiana de que o Estado é
A) uma relação de homens dominando homens através da violência, a qual é legítima e permite a dominação.
B) um grupo de funcionários que representam os interesses coletivos.
C) um grupo de pessoas que representa os interesses da classe dominante em qualquer momento histórico.
D) uma categoria política cuja configuração é variável ao longo da história da humanidade.
Questão 5. “Um fato social reconhece-se pelo poder de coerção externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos”
(DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001).
Nessa perspectiva, a coerção
I pode ser reconhecida através das sanções aplicadas caso haja violação de determinado fato
social.
II traduz-se como uma reação direta da sociedade com relação à moral, crenças, usos ou mesmo moda.
III é um produto da vida comum, resultante das consciências individuais, caracterizando-se como uma realidade sui generis.
IV está relacionado à idéia de moral e não à natureza da moral, por isso deve ser considerada
como coisa.
Em relação às afirmativas anteriores, estão corretas
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e IV.
Questão 6. Apesar de Marx e Engels não terem se preocupado em fundar a Sociologia como uma disciplina específica, nem estabelecerem fronteiras rígidas entre áreas do conhecimento, forneceram uma importante contribuição às Ciências Sociais. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I O estudo da sociedade deve partir de sua base material.
II A divisão do trabalho acarreta um aumento da solidariedade e cooperação entre os trabalhadores. A falta de regras é que ocasiona os conflitos nas relações de trabalho.
III Os fatos econômicos são a base sobre a qual se apoiam outros níveis da realidade, como a política e a religião, por exemplo.
IV O capitalismo representava a expressão da modernização e racionalização do homem ocidental.
...