Trabalho sobre eutanásia
Tese: Trabalho sobre eutanásia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Humanidade • 21/11/2014 • Tese • 985 Palavras (4 Páginas) • 876 Visualizações
Trabalho sobre Eutanásia
Definiçao: É uma forma de apressar a morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofrimento. A ação é praticada por um médico com o consentimento do doente, ou da sua família. Eutanásia é um termo de origem grega (eu + thanatos) que significa boa morte ou morte sem dor.
No âmbito religioso: Apesar de algumas culturas aceitarem a eutanásia, a maior parte não admite essa atividade, que é considerada No âmbito da religião, o Cristianismo e Judaísmo condenam a eutanásia. Alguns códigos penais consideram a eutanásia como uma forma de homicídio, mas em alguns países como a Bélgica, Holanda e Suíca, a eutanásia é uma prática legal.
Pesquisa revela opinião de paulistanos sobre a Eutanásia
Com o objetivo de saber se a população da cidade de São Paulo é a favor da Eutanásia, um grupo de alunas do Colégio Bandeirantes fez uma pesquisa que durou de 28 de abril a 10 de maio. Esse grupo entrevistou mulheres e homens adultos da região metropolitana de São Paulo.
Publicada por Ana C. à(s) 03:29 Sem comentários:
Publicada por Ana C. à(s) 03:28 Sem comentários
A Declaração sobre a eutanásia do Vaticano nos ensina:
"...segundo a doutrina cristã, a dor, sobre tudo a dos últimos momentos da vida, assume um significado particular no plano salvífico de Deus; com efeito, é uma participação na Paixão de Cristo e uma união com o sacrifício redentor que Ele ofereceu em obediência à vontade do Pai. Não deve pois maravilhar se alguns cristãos desejam moderar o uso dos analgésicos, para aceitar voluntariamente ao menos uma parte de seus sofrimentos e associar-se assim de modo consciente aos sofrimentos de Cristo crucificado (cf. Mateus 27:34)."
Eutanásia ativa e eutanásia passiva
Existem duas formas de prática da eutanásia: ativa e passiva. A eutanásia ativa acontece quando se apela a recursos que podem findar com a vida do doente (injeção letal, medicamentos em dose excessiva etc.).
Na eutanásia passiva, a morte do doente ocorre por falta de recursos necessários para manutenção das suas funções vitais (falta de água, alimentos, fármacos ou cuidados médicos).
Eutanásia, ortotanásia e distanásia
Ortotanásia consiste no ato de parar com atividades ou tratamentos que prolongam a vida de forma artificial. Isto acontece em casos que uma pessoa se encontra coma ou estado vegetativo, não havendo tendência para que recupere. É uma forma de eutanásia passiva. A ortotanásia é contemplada por muitos como uma morte que ocorre de forma mais natural.
A distanásia é vista como o contrário da eutanásia, e remete para o ato de prolongar ao máximo a vida de uma pessoa que tem uma doença incurável. Frequentemente a distanásia implica uma morte lenta e sofrida.
Pontos negativos:
São muitos os argumentos “contra” a eutanásia, desde os religiosos, éticos até os políticos e sociais. Do ponto de vista religioso a Eutanásia é tida como uma usurpação do direito à vida humana, devendo ser um exclusivo reservado ao “Criador”, ou seja, só Ele pode tirar a vida de alguém. “ A Igreja, apesar de estar consciente dos motivos que levam a um doente a pedir para morrer, defende acima de tudo o carácter sagrado da vida,...” (*****, Susana; Silva, Florido,2004, p.37).
Da perspectiva da ética médica, tendo em conta o juramento de Hipócrates, segundo o qual considera a vida como um dom sagrado, sobre a qual o médico não pode ser juiz da vida ou da morte de alguém, a Eutanásia é considerada homicídio. Cabe assim ao médico, cumprindo o juramento Hipocrático, assistir
...