A Cultura Brasileira
Por: Cleuza Coluci • 30/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.217 Palavras (5 Páginas) • 1.403 Visualizações
[pic 1]
Curso de Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo
Trabalho de Manifestação da Cultura Popular Brasil – América do Sul
João Pedro Coluci
2016
Escolha e descreva sobre 4 (quatro) manifestações da cultura popular no Brasil, onde ela é bastante conhecida e apreciada pelos brasileiros.
Cultura Popular pode ser explicada como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc) em que o povo produz e participa de forma ativa. Ao contrário da cultura de elite, a cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral. Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc.
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do todo o mundo. Tem sua origem na cultura portuguesa, que no passado, as pessoas se jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Ele chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.
No século XX, o carnaval foi crescendo cada vez mais e se tornando cada mais popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada ano mais animado. A primeira escola de samba apareceu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. Desde entãom, o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
Outra grande manifestação cultural brasileira, existem duas explicações para a origem do termo "festa junina". A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. Segundo historiadores, esta fetsa foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.
A festa é cercada de tradições, é marcada pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam. No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros, estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Já na região Sudeste é tradicional a realização de quermesses, estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas, elas possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural de milho verde, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
O Festival Folclórico de Parintins também é uma das principais manifestações populares, ele teve seu início em 1964, quando foi realizado o Primeiro Festival, em uma modalidade ainda não competitiva, embora o público já se dividisse em duas torcidas, a do Boi Garantido, que tem como símbolo a cor vermelha, e a do Boi Caprichoso, representada pelo tom azul. Este evento tem sua sede em plena Floresta Amazônica, a maior do Planeta, mais precisamente na cidade de Parintins, todo último final de semana de junho.
As celebrações ocorrem a céu aberto, atualmente no Bumbódromo, Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, estádio construído com a forma de uma cabeça de boi, capaz de abrigar pelo menos 35 mil pessoas. As apresentações acontecem ao longo de três dias, durante os quais as duas agremiações expõem o resultado de suas pesquisas e de seus preparativos, os quais normalmente giram em torno de temas ligados às histórias e ritos cultivados pelos nativos, aos hábitos dos moradores das margens dos rios, tudo exibido por meio de representações ornamentais, em carros que procuram retratar a temática escolhida.
...