A Cultura Brasileira
Por: Guilherme Tomaz • 4/3/2017 • Trabalho acadêmico • 708 Palavras (3 Páginas) • 677 Visualizações
PÓLO/CURSO: São Gonçalo / Cultura Brasileira
ALUNA: Marina Lima Lago Tomaz MATRÍCULA: 16115100035
ATIVIDADE: AD 01
Palavras chave: Família, Cultura, Mitos.
O autor fala em seu artigo que o Brasil busca sua identidade entre suas inquietações e interrogações, se perguntam sobre sua fisionomia, o modo de ser, a realidade, os dilemas. Uma nação e um povo com várias culturas, buscando o reconhecimento como Estado Nação. Povo que busca conceito e definição da sua cultura e identidade própria. Vários estudos destinados a esclarecer a história, as raízes, as épocas, várias linhas de pensamento, são linhas ou famílias que já estão presentes em muitos estudos e narrativas. Alguns autores contribuíram com essas inquietações e interrogações sobre a história. O autor mostra através de obras literárias como: Tavares Bastos - A Província, Silvio Romero - História e Literatura Brasileira, Raul Pompéia - O Ateneu, Euclides da Cunha - Os Sertões, Lima Barreto - O Triste fim de Policarpo Quaresma, Mário de Andrade - Macunaíma, Graciliano Ramos - Vidas Secas, as possíveis idéias da construção cultural e social do país, não como um país rico em diversidade e cultura, e sim como uma nação em busca de conceito. Olhar voltado para as contradições brasileiras riqueza e pobreza. Um país que viveu uma história de mais de quatrocentos anos de escravatura, é natural que a sociedade da época tivesse uma visão repulsiva sobre trabalhos manuais e braçais. Mesmo após a abolição da escravatura, trabalhadores europeus chegam ao Brasil para suprir a perda da mão de obra escrava.
O Brasil moderno esbarra em pesadas heranças de escravidão, autoritarismo, coronelismo. É uma nação em busca de conceito, uma nebulosa movendo-se no curso da história moderna em busca de articulação, direção. As famílias de explicações do Brasil. São linhas ou famílias que se desenvolvem, recriam ou apenas reiteram. Estão presentes e evidentes em muitos estudos e narrativas. Depois da análise, conclui-se que não são inocentes, revelando que as configurações e os movimentos da sociedade, podem ser vistos como coleções de figuras e figurações, às vezes famílias ou linhagens de interpretações com os quais se desenha e movimenta uma cartografia do Brasil, de tal modo que parece situado, organizado, compreendido e explicado.
O Brasil possui muitas histórias multirraciais que se mistura formando suas culturas e várias faces, o resultado dessa mistura é uma nação sem uma definição cultural concreta. Inúmeras narrativas descrevem o Brasil e sua cultura, como uma sociedade, sem organização civil com falhas de estruturas.
a) Sem uma definição mercadológica, o Brasil caminho desde a colonização até a era da globalização.
b) Desde a colonização de Portugal prevaleceu o patriarcalismo e o desmando dos senhores de escravos, coronéis e outros opressores.
c) Devido a sua história de séculos de escravidão que os índios, os negros e outros estrangeiros foram obrigados a viver que o autor classificou como "laboratório racial".
d) O Brasil tem uma grande constelação de tipos e mitos, em outras linhas de interpretações é uma nação que busca o seu conceito e se moveu no curso da história moderna.
e) O homem cordial, o bandeirante, o índio, o colonizador, o negro, o imigrante e tantos outros personagens que compõem a visão da história do Brasil.Surgiu com as narrativas literárias.
...