TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Festividade Mexicana é Declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco

Por:   •  14/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 5

Aqui no Brasil nós comemoramos os dia dos mortos de forma triste, relembramos dos entes queridos com muita saudade e tristeza no coração. Mas no méxico o dia dos mortos é comemorado de uma forma muito diferente.

 O DIA DOS MORTOS

Para as civilizações Mexicanas, Maya, Purépecha e Totonaca, a morte não tinha nenhuma conexão com o céu ou com o inferno, eles acreditavam que o destino de cada alma era determinado pelo tipo de morte que a pessoa teve e não pelo seu comportamento ao longo da vida.Acredita-se que, na morte, as almas vão para um lugar melhor – e por isso, não há motivo para chorar. E que uma vez por ano todas as almas retornam a terra para encontrar seus entes queridos. No dia primeiro de novembro retornam as almas das crianças e no dia dois as almas dos adultos.
A festividade mexicana é declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco

O RITUAL

As iniciações funcinam assim: do meio-dia de 31 de outubro ao meio-dia de 01 de novembro é comemorada a chegada das crianças, que eles chamam de “angelitos”. Nesse dia as velas e os altares são brancos.

De meio dia de 01 de novembro ate meio dia do dia 02 de novembro comemora-se a chegada dos jovens e adultos, e a decoração é super colorida para homenagear a todos. Na pratica as comemorações são iguais para todos, e alguns festejos chegam até o dia 4.

Todo se juntam para ceiar no cemitério, fazendo uma grande festa, mas com muito respeito pelos mortos.

A DECORACÃO

 

Uma das caracteristicas da decoração é a representação com humor. O principal elemento são os esqueletos, que representam a morte, e esses podem ser fabricados com diversos materiais sendo sempre decorados com muitas cores e muitos enfeites!

Há sempre altares para as pessoas que já se foram, e nestes altares poderemos encontrar coisas que estas pessoas gostavam. Como objetos, cigarros e brinquedos para as almas das crianças. No altar também são colocadas fotos das pessoas e algumas velas.

ALIMENTACIÓN

El pan de los muertos és una comida muy típica de essa festividad, además de los alimentos que los muertos alimentos gustavan en vida, como cervezas, tequilas y etc.

También hay dulces de todos los tipos (caramelos, chocolate, pirulitos) en forma de calavera bautizados con nombres de personas muertas o y de personas vivas como forma de broma. Eses dulces son comidos por los amigos y familiares.

En la fiesta hay el Mezcal, una bebida alcohólica fuerte que ayuda a tornar caliente durante la noche en que ellos pasan en lo cementerio.
Frutas frescas, agua y demás dulces támbién complementan la cena fúnebre.

Y porque todo eso? Porque las almas atravesan un longo camino, venidas de otro mundo, solo para nos visitar aqui nestes días. Entonces, todas estas comidas são como oferendas para alimentá-las e agradá-las. Outra razão também é porque, como elas vêm de um mundo melhor, toda a comida oferecida aqui deve ser de qualidade, como um agrado.

LA CATRINA

Catrina é geralmente retratada como um esqueleto de mulher, tendo seu rosto pintado com muitas flores coloridas, tem cabelo longo e está sempre vestida de forma muito chique. As vezes podemos encontra-la vestida de noiva, mas sempre está muito bem vestida, como se fosse da realeza. A figura da La Catrina tem como objetivo lembrar que mesmo os mais ricos enfrentam a morte, que ela é igual para todos.

CURIOSIDADES

1) Antigamente, nas pequenas cidades do México, as famílias enterravam seus mortos debaixo de suas próprias casas. Era uma forma de mostrar que o morto continuava a fazer parte da família, mesmo que sua alma estivesse em um lugar melhor. Então, no Dia dos Mortos, as grandes ceias eram feitas em casa – afinal, entendia-se que a família já estava toda “reunida” no mesmo lugar. Com o tempo e como não é mais possível enterrar os mortos em sua própria casa, as famílias seguem para fazer sua ceia de Dia dos Mortos no cemitério e ali fazer sua “reunião familiar”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com