O POSITIVISMO: A CIÊNCIA COMO ÚNICA FORMA DE CONHECIMENTO
Por: Andreia Moraes • 20/6/2017 • Projeto de pesquisa • 520 Palavras (3 Páginas) • 572 Visualizações
FILOSOFIA
POR UMA INTELIGÊNCIA DA COMPLEXIDADE
PARTE III
FILOSOFIA CONTEMPORÂNIA
DA CRISE E DA POSSIBILIDADE
X
O POSITIVISMO: A CIÊNCIA COMO ÚNICA FORMA DE CONHECIMENTO
O PROJETO ILUMINISTA MODERNO, QUE TRANSFORMOU O HOMEM EM SENHOR DOUNIVERSO E INSTRUMENTALIZOU A RAZÃO HUMANA A SERVIÇO DO PROGRESSO INFINITO, A QUALQUER PREÇO, TROUXE CONSIGO A AMEAÇA DE DESTRUIÇÃO DA VIDA NO PLANETA. VIVEMOS A CRISE DA RAZÃO FILOSÓFICA E O REINO DA RAZÃO INSTRUMENTAL. CONTUDO, A CRISE TRAZ, TAMBÉM, A OPORTUNIDADE DA REVISÃO CRITICA E A POSSIBILIDADE DO RENASCIMENTO.
A REVOLUÇAO INDUSTRIAL E O OTIMISMO MODERNO
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL MUDOU RADICALMENTE O MODO DE VIDA NA EUROPA. E OS ENTUSIASMOS SE CRISTALIZARAM EM TORNO DA IDEIA DE PROGRESSO HUMANO E SOCIAL IRREFREÁVEL, UMA VEZ QUE, DE AGORA EM DIANTE, OS HOMENS POSSUÍAM OS INSTRUMENTOS PARA A SOLUÇÃO DE TODOS OS PROBLEMAS. ESSES INSTRUMENTOS ERAM, NA CONCEPÇÃO DE ÉPOCA, A CIÊ E SUAS APLICAÇÕES, NA INDÚSTRIA, BEM COMO O LIVRE INTERCÂMBIO E A EDUCAÇÃO.
DESSA FORMA, O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA CONSTITUEM OS PILARES DO MEIO SOCIOCULTURAL QUE O POSITIVISMO INTERPRETA, EXALTA E FAVORECE.
A CIÊNCIA COMO ÚNICA FORMA DE CONHECIMENTO
NESSA CONTEXTO, O POSITIVISMO REIVINDICA O PRIMADO DA CIÊNCIA, AFIRMANDO QUE CONHECEMOS SOMENTE AQUILO QUE AS CIÊNCIAS NOS DÃO A CONHECER, POIS O ÚNICO MÉTODO DE CONHECIMENTO É O DAS CIÊNCIAS NATURAIS, CAPAZES DE CAPTAR E DESCREVER A VERDADE DO OBJETO.
PARA AUGUSTE COMTE (1798 – 1857) O SER HUMANO PASSA POR TRÊS ESTAGIOS
- TEÓLOGO NA INFÂNCIA
- METAFÍSICO NA JUVENTUDE
- FÍSICO NA MATURIDADE
COMTE COSNTRÓI GRANDIOSA FILOSOFIA DA HISTÓRIA, QUE SE APRESENTA COMO ESQUEMA DE TODA A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE. ASSIM, O POSITIVISMO É A VISÃO DE QUE A PESQUISA CIENTÍFICA SÉRIA E MADURA NÃO DEVERIA PROCURAR CAUSAS ÚLTIMAS QUE DERIVEM DE ALGUMA FONTE EXTERNA AO HOMEM, MAS, SIM, LIMITAR-SE AO ESTUDO DE RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE FACTOS QUE SÃO DIRETAMENTE ACESSÍVEIS PELA OBSERVAÇÃO.
CONSIDERANDO QUE A NATUREZA É CARACTERIZADA POR LEIS, AS LEIS NATURAIS EXISTEM NAS VÁRIAS CATEGORIAS DE FENÔMENOS, QUE AUGUSTO COMTE DISTINGUIU EM FENÔMENOS MATEMÁTICOS, ASTRONÔMICOS, FÍSICOS, QUÍMICOS, BIOLÓGICOS, SOCIAIS E PSICOLÓGICOS. DESSA FORMA, PARA A FILOSOFIA POSITIVISTA, OS FENÔMENOS DA NATUREZA ENCONTRAM-SE SUBMETIDOS A LEIS NATURAIS, QUE A OBSERVAÇÃO DESCOBRE, A CIÊNCIA ORGANIZA E A TECNOLOGIA APLICA EM BENEFÍCIO DO SER HUMANO.
EM POLÍTICA, O POSITIVISMO CONSIDERA QUE O PODER POLÍTICO PROVÉM DA PRÓPRIA SOCIEDADE, MOTIVO PELO QUAL SE REVELA ANTIMONÁRQUICO E REPUBLICANO, ASSIM, O POSITIVISMO CONCLUI QUE É PRECISO RENOVAR PROFUNDAMENTE A POLÍTICA E A MORAL, UMA VEZ QUE AINDA SE ENCONTRAVAM VINCULADAS À RELIGIÃO, AO ESTÁGIO PRIMEIRO DA HUMANIDADE.
O LEMA “ORDEM E PROGRESSO”, EXPRESSÃO DE AUGUSTO COMTE, É UM RETRATO DA FILOSOFIA POSITIVISTA, QUE ACREDITA NO PODER DA RAZÃO CIENTÍFICA EM TRAZER PROGRESSO LINEAR E INFINITO, BEM COMO A ORDEM E O BEM ESTAR À SOCIEDADE. TRATA-SE DE UA EXPRESSÃO QUE É FILHA DE UM OTIMISMO FILOSÓFICO-CIENTÍFICO, NO QUAL REINA O ESPIRITO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
RESUMO
- CARACTERIZA O POSITIVISMOS COMO A FILOSOFIA COMPROMISSADA EM PRIMEIRO LUGAR COM A REALIDADE.
- EM SEGUNDO O POSITIVISMO TÊM UM OLHAR FOCADO NA UTILIDADE
- EM TERCEIRO TÊM UM COMPROMISSO COM A VERDADE E COM A CERTEZA
- EM QUARTO FOCALIZA NO VALOR DO MÉTODO CIENTÍFICO .
...