O Relatório de Avaliação
Por: nelma2018 • 3/10/2019 • Projeto de pesquisa • 3.764 Palavras (16 Páginas) • 258 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO FINAL - I & II SEMESTRE 2015
Todas as disciplinas do ano lectivo de 2015
[pic 2][pic 3]
Índice
Conteúdo
Introdução 2
Relativamente as Unidades Curriculares lecionadas no primeiro semestre: 3
⮚ Calendarização das aulas: 3
⮚ Parecer sobre o funcionamento das aulas 3
⮚ Assiduidade dos alunos 3
⮚ Estratégias utilizadas no ensino 4
⮚ Actividades extracurriculares efectuadas 4
⮚ Nível de preparação dos alunos 4
⮚ Interligação dos conhecimentos ministrados na disciplina com as outras cadeiras 5
⮚ Sugestões de melhoria 6
⮚ Taxas de aprovação e reprovação 7
Relativamente as Unidades Curriculares lecionadas no segundo semestre temos: 9
⮚ Calendarização das aulas: 9
⮚ Parecer sobre o funcionamento das aulas 9
⮚ Assiduidade dos alunos 9
⮚ Estratégias utilizadas no ensino 10
⮚ Actividades extracurriculares efectuadas 10
⮚ Nível de preparação dos alunos 11
⮚ Interligação dos conhecimentos ministrados na disciplina com as outras cadeiras 11
⮚ Sugestões de melhoria 12
Introdução
No âmbito das unidades curriculares lecionadas no primeiro semestre, nomeadamente, Direito e Legislação em Turismo (1.ª ano), Organização dos Eventos Turísticos II (OEAT 2.º ano), Gestão Hoteleira II (2.º ano), Tipologia dos Eventos Turísticos (3.º ano) e Empreendedorismo (4.º ano), bem como as do segundo semestre, Gastronomia, enologia e artesanato, Turismo Internacional e Gestão Hoteleira I, somos incumbidos de elaborar um relatório final do semestre no sentido de avaliarmos diferentes variáveis que condicionaram todo o semestre, desde o comportamento dos alunos em sala de aula, a atuação dos próprios professores, notas, programas de aulas entre outros aspectos inerentes ao funcionamento do semestre.
Neste sentido, resumidamente far-se-á algumas considerações das variáveis relevantes para o funcionamento das unidades curriculares ao longo do semestre.
De todas as unidades curriculares leccionadas é de salientar que a disciplina de Direito Legislação em Turismo foi leccionada por dois professores. A primeira parte relacionada com a Introdução ao Direito foi dada e corrigida pelo professor Sérgio Pedro. Sendo a segunda parte que fala sobre o Direito do Turismo e a Legislação foi dada por mim, Professora Nilda Ferreira.
Neste relatório, encontram-se expostos as actividades desenvolvidas ao longo do semestre referente as cinco unidades curriculares.
Palavras- chaves: Análise Estatística das 4 Avaliações, Plano Curricular, Dificuldades.
Relativamente as Unidades Curriculares lecionadas no primeiro semestre:
Calendarização das aulas:
Os programas das unidades curriculares foram preparados de acordo com o calendário académico 2015, ou seja para 20 semanas. No entanto, não foi possível cumprir com o todo o programa proposto, exceptuando as disciplinas de empreendedorismo e Tipologia dos Eventos Turísticos em que foi possível cumprir com o programa.
Em algumas disciplinas não foi possível uma maior exploração dos temas dada a dificuldade de base que os alunos apresentavam. Devido a questões académicas relacionadas a Docente, houve necessidade de acelerar em algumas cadeiras, nomeadamente, em Direito de forma a compensar o tempo. Penso, que esta atitude no sentido de cumprir com todo o plano tenha criado alguma dificuldade no aprendizado, desenvolvimento e melhor acompanhamento aos alunos.
Parecer sobre o funcionamento das aulas
As aulas foram dadas de forma teórica e prática. Nas disciplinas de empreendedorismo e Gestão Hoteleira as aulas foram 50% teóricas e outros 50% práticas, no que toca a Legislação foram através da análise de documentos e artigos relacionados com leis e regimes aplicados ao direito do turismo. Em Tipologias e Organização dos Eventos foram maioritariamente teóricas com alguns exemplos de casos práticos.
Assiduidade dos alunos
No que toca a assiduidade este ano penso que houve uma grande diferença com os anos anteriores pelo menos nas minhas cadeiras. Talvez, seja porque uma parte dos alunos tem cadeiras em atrasos e deve tentar conciliar-se nos diferentes horários, ou talvez seja porque, outros há que começaram a trabalhar. A verdade é que numa turma de 40 alunos apenas metade (20) assistiam as aulas e desta metade poucos chegavam a horas do início das aulas. Neste sentido, posso auferir que em média pontualidade e assiduidade dos alunos se situou no geral em 15%. De salientar que eu não faço lista de presença, pois cada aluno deve ser responsável pela sua formação académica e isto é-lhes comunicado desde o início.
...