Planejamento Estratégico para Eventos
Por: JESSICA CARVALHO • 9/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 919 Palavras (4 Páginas) • 322 Visualizações
Planejamento Estratégico para Eventos
Estudo de caso das estratégias de Marketing utilizado pela Oktoberfest de Santa Cruz doa Sul-SC
INTRODUÇÃO
Contextualização do Tema
O turismo é considerado um dos mais dinâmicos setores da economia, para o qual a comunicação é um elemento-chave do composto de marketing. A comunicação se apresenta como elemento mediador em muitos processos de determinação de fluxos turísticos, constituindo-se num dos principais ativadores da circulação de imagens e informações de destinos. Ao mesmo tempo, vem assumindo uma função de importância singular no que diz respeito à intensificação e manutenção de negócios no setor.
Sinergicamente imbricadas para compor ao se referem como processo estratégico de controlar ou influenciar todas as mensagens, encorajando um diálogo objetivo que cria e sustenta relacionamentos lucrativos com clientes e todos os segmentos envolvidos com a organização.
Analisando o processo de planejamento e implantação da comunicação integrada de marketing na Oktoberfest - SC, que se configura como um dos mais importantes produtos do turismo de eventos no Brasil. um conceito de planejamento de comunicação de marketing que reconhece o valor adicionado de um plano, e avalia o papel estratégico das diversas ferramentas de comunicação de marketing, como a publicidade e propaganda, promoção de vendas, relações públicas, marketing direto, venda pessoal, endomarketing e marketing digital. Entende-se, dessa forma que é preciso haver sinergia e ênfase na ferramenta adequada a uma finalidade concreta de comunicação.
Cada uma das ferramentas de comunicação tem uma característica específica.
A publicidade e propaganda podem atingir grande volume de pessoas, permitindo que um produto rapidamente se torne conhecido e aceito. As principais mídias usadas são revistas, jornais, rádios, televisão, cartazes e mala direta. A publicidade difere da propaganda por explorar o caráter informativo da comunicação sem pagar espaços na mídia. Ela chama a atenção para ideias, bens, serviços ou causas defendidas por empresas ou instituições.
As relações públicas consistem no processo de identificar os diferentes públicos, avaliar suas atitudes e percepções, construir estratégias comunicacionais de relacionamento, procurando compatibilizar os produtos e as atividades da empresa com os interesses desses grupos.
Marketing no Turismo
A competição global dos destinos turísticos traz consigo um grande desafio para os gestores do setor, que cada vez mais utilizam as ferramentas de marketing na profissionalização de suas campanhas promocionais.
A OKTOBERFEST- SC
A festa está consolidada como um dos mais importantes produtos turísticos do calendário nacional. Ela é um composto de diversão, folclore e riqueza cultural que se revela na paixão pela música, pelas danças e pela gastronomia típica alemã, elementos marcantes das tradições germânicas trazidas pelos colonizadores há mais de 150 anos.
A pesquisa revelou que a Oktoberfest não tem um plano formal de comunicação de marketing para divulgação da festa em todas as edições. A principal razão alegada para isso é o fato de a festa ser organizada pelo poder público, ou seja, há descontinuidade de ações não somente quanto à comunicação, mas na organização do evento como um todo. ―Um plano formal de comunicação de marketing, se existisse, deveria ser aprovado em lei, assim garantiria sua continuidade‖.
A estratégia é disseminar o tema Oktoberfest com o posicionamento que interessa à organização, de festival da cultura alemã, com gastronomia típica, dança e música, no contexto de Blumenau. As imagens — os cenários da festa, os personagens, os trajes típicos e os elementos culturais — são recursos intensamente explorados e associados a textos curtos, mas sedutores.
As atrações e novidades da festa são divulgadas com antecedência pela internet e em feiras/eventos promocionais. Quando o evento está mais próximo utiliza-se uma campanha de propaganda. Importa observar que as novidades da Oktoberfest são pouco identificadas pelo público. De acordo com dados da pesquisa realizada em 2009, 60% dos visitantes entrevistados (uma média entre a opinião de 47% dos blumenauenses e 73% dos turistas) não as perceberam. Muitos deles justificaram a falta de observação por estarem participando da festa pela primeira vez.
...