Relatório – Visita Técnica Introdução a Administração
Por: Euzinha105 • 5/4/2016 • Relatório de pesquisa • 1.115 Palavras (5 Páginas) • 2.003 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
Manacapuru – AM
2014
Relatório – Visita Técnica
Introdução a Administração
OBJETIVOS:
- Observar o processo de administração e setores da organização.
- Conhecer os tipos de peixes comercializados.
- Conhecer as dificuldades enfrentadas no período de cheia e seca.
FINALIDADE:
Apresentar a importância da empresa na geração de emprego e renda
Iniciando nossa visita, fomos convidados a se adequar as normas necessárias para adentrar na área de produção, que por se tratar de produto alimentício, vestimos um avental, uma bota branca e uma touca. Logo em seguida fomos conhecer a parte de recebimento dos pescados, que por sinal estavam recebendo uma carga naquele momento em um caminhão tipo baú onde a senhora encarregada Sonia Katia Saraiva da Costa nos explicou que devido o rio estar bastante seco estamos recebendo essas carga através de caminhões mas, quando o rio esta cheio recebemos por embarcações pelo fato de estarmos situados em um afluente de um rio de nossa região.
Área de desembarque em épocas de cheias.
Durante os meses de agosto a outubro ocorre a safra de pescados em nossa região, devido a esse fato, o frigorífico Friolins, é obrigado a contratar colaboradores temporários para atender esta demanda de pescado, contratando em torno de dez colaboradores durante esses meses. Nos meses seguintes o frigorífico funciona normalmente em horário comercial, iniciando seu expediente as sete horas, dando intervalo de duas horas para seus colaboradores se deslocarem até o refeitório da empresa para almoçarem e em seguida descansarem um pouco em uma área disponível, apesar que a empresa não possui um grêmio recreativo para seus colaboradores. Essa alimentação para os colaboradores não e feita na própria empresa e sim por um restaurante terceirizado que faz essa entrega diariamente para atender a empresa. A tarde, as quinze horas os colaboradores tem quinze minutos para uma breve merenda que a empresa não disponibiliza mas, alguns carros lanches entram no pátio da empresa e fazem esta a venda para aqueles que desejam comprar.
REFEITÓRIO DA EMPRESA
Durante esta visita técnica, fomos acompanhados e orientados a todo o momento pela senhora Sônia Katia Saraiva da Costa (encarregada de produção) na qual nos solicitou a passar por um processo de higienização, que procedimento obrigatório começando pela bota botas e em seguida pelas mãos onde enfim tivemos acesso a parte interna da empresa que devido ser um frigorifico se deparamos com uma temperatura muito baixa em torno de 16 graus que segundo informações passada em dias menos quente internamente chega ate 6 graus. Segundo a encarregada a temperatura externa interfere e muito no clima interna da empresa.
Fomos informados de todos os processos internos de produção, como a chega do pescado, ate o procedimento final. No inicio deste o pescado passa por uma linha de pesagem, classificação e separação sendo transportado manualmente por um colaborador em uma espécie de caixa mafinite para uma outra linha de produção, onde se e feito um outro processo de retirada das vísceras e a cabeça do pescado e passando por uma limpeza, e sendo classificado e arrumado novamente em caixas mafinites sendo transportado manualmente a uma outra terceira linha de produção onde e feito o processo de retirada do file e embalado e uma espécie de bandeja. Nessa mesma linha de produção tem uma pequena maquina que faz a retirada do couro do file do pescado, chegando a um produto semiacabados. Logo em seguida transportado para uma câmara frigorifica onde fica armazenado nesses mafinites em torno de -10o grau.
Esse pescado já endurecido devido esta baixa temperatura vai para área de embalagem, que ensacado e pesado chegando a um peso definido, passando para um outro colaborador que faz o lacre destas embalagem, que logo em seguida datado e acrescentado seu número de lote. Já feito todo este processo este produto e encaminhado ao setor de produtos acabado onde se concentrar em baixíssima temperatura, que ficará aguardando seu embarque em carretas transportadora para o seu destino final.
Área de embarque (DOCA) da Empresa.
...