Trabalho apresentado a disciplina de introdução a arquitetura ao curso de graduação em Arquitetura
Por: 21100316 • 10/3/2017 • Projeto de pesquisa • 3.149 Palavras (13 Páginas) • 1.123 Visualizações
FACULDADE REDENTOR
LARISSA CAMPOS
CATAGUASES
PARAIBA DO SUL-RJ, 2017.
LARISSA SANTANA CAMPOS COSTA
CATAGUASES
Trabalho apresentado a disciplina de introdução a arquitetura ao curso de graduação em Arquitetura para a Faculdade Redentor de Paraíba do Sul.
Orientação: Getúlio Júnior
PARAIBA DO SUL-RJ, 2017.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 3
- HISTÓRIA 4
- GEOGRAFIA 6
- RELEVO, CLIMA E HIDROGRAFIA
- DEMOGRAFIA
- ECONOMIA 7
- CULTURA 9
- PONTOS TURISTÍCOS 11
- CONCLUSÃO 14
- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
- INTRODUÇÃO
Pela riqueza cultural, Cataguases, têm sido motivo e atrativo para estudos, pesquisas e visitas à cidade, de pessoas de diferentes partes do Brasil e do exterior, entre eles, arquitetos, artistas plásticos, estudantes, professores universitários, e outros.
Dessa forma, o presente trabalho busca entre outros objetivos, conhecer e entender o processo de construção e valorização do espaço urbano de Cataguases, que teve como plano de fundo todo um processo cultural literário, artístico, arquitetônico e urbanístico.
[pic 1]
2. HISTÓRIA
[pic 2]
No ano de 1828, o francês Guido Tomaz Marlière, nomeado tenente-coronel do Regimento de Cavalaria das Minas Gerais, encarregado das divisões militares do Rio Doce e diretor dos Índios, Inspecionando a Estrada de Minas aos Campos de Goitacazes, chegou ao lugar chamado Porto dos Diamantes, no rio Pomba, onde havia 38 “fogos” (lares) de brancos e várias aldeias de índios coroados, coropós e puris. Marlière recebeu do Sargento Henrique José de Azevedo e de outros moradores do sítio, terras onde deveria ser erguida uma capela dedicada a Santa Rita de Cássia, e a fundação de um novo povoado, o qual se formou rapidamente, tendo seu nome mudado para Meia Pataca.
[pic 3]
Guido Tomaz Marlière
Sobre a nomeação de “Porto dos Diamantes”, considerada a mais antiga, admite-se que ela tenha vindo do fato de, em 1809 ou 1810, terem aportado ali um grupo de exploradores, atraídos pela fama da abundante produção de diamantes no local, fato, aliás, posteriormente não confirmado. Quanto ao outro topônimo, “Meia Pataca”, o Dicionário Geográfico do Brasil, de Moreira Pinto, afirma que, por volta de 1800, aventureiros, explorando a região Sudeste de Minas, extraíram nas areias de um ribeirão próximo, afluente do Pomba, meia pataca de ouro, dando ao curso d’água o titulo que, mais tarde, foi também adotado para a povoação erguida em sua margem. [pic 4]
Em 7 abril de 1841, o arraial foi elevado à categoria de curato e denominado "Santa Rita do Meia Pataca" pela lei provincial nº 209. Logo, em 10 de outubro de 1851, pela Lei provincial nº 534, o povoado é promovido de curato à categoria de freguesia. Nessa época, veio ali se estabelecer com sua família, em um latifúndio de 3000 alqueires, o Major Joaquim Vieira da Silva Pinto, que funda a Fazenda da Glória, e graças aos seus esforços, o local deu-se os maiores impulsos ao seu progresso.
O município de Cataguases, teve sua criação aprovada pela Lei Provincial nº 2.180, de 25 de novembro de 1875, composto das freguesias do Meia-Pataca, Laranjal e Empoçado, desmembradas do território de Leopoldina, Muriaé, Ubá e Capivara, elevado à categoria de Vila, passando a chamar-se, Cataguases.
Consta que o nome Cataguases foi admitido por sugestão do Coronel José Vieira, filho do Major Joaquim Vieira, sendo este, nome de um pequeno rio que banhava as terras da fazenda onde nascera. Seu significado é de origem indígena, segundo uns, "gente boa", segundo outros, "terra das lagoas tortas", ou ainda "povo que mora no país das matas".
[pic 5]
José Vieira
Apesar de a criação ter ocorrido em 1875, apenas em setembro de 1877 o município de Cataguases foi instalado. Sendo elevada a categoria de vila á cidade pela Lei provincial nº 2. 776, em 13 de setembro de 1881.
[pic 6]
3. GEOGRAFIA
Situada na região sudeste, Cataguases localiza-se em Minas Gerais na Mesorregião da Zona da Mata, a sede dista por rodovia 320 km da capital Belo Horizonte. Seu território apresenta área de 491,7 km², o qual Possui cinco distritos: Cataguarino, Glória, Aracati, Vista Alegre e Sereno.
[pic 7]
3.1. RELEVO,CLIMA E HIDROGRAFIA
- A altitude da sede é de 167 metros.
- O clima é do tipo tropical com chuvas durante o verão e temperatura média anual em torno de 23,5°C.
- O município de Cataguases integra a bacia do rio Paraíba do Sul, sendo banhado pelo rio Pomba e seu afluente ribeirão Meia Pataca.
3.2. DEMOGRAFIA
População 2010: 69.757
- População estimada 2016:74.609
- Densidade demográfica (hab./km²): 141,85
- Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 19,6
- Expectativa de vida (anos): 73,3
- Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,0
- Taxa de Alfabetização: 90,1%
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,794
[pic 8]
4. ECONOMIA
A emancipação em 1877 deu a Cataguases uma nova configuração administrativa. O Juiz de Direito assumiu suas funções, o promotor público foi empossado, vieram os advogados e a conhecida engrenagem que movimenta o Judiciário. A política aperfeiçoou as relações, a elite reclamou um jornal e com ele uma tradição literária que no futuro iria transcender as fronteiras de Minas.
...