A Analise Preliminar de Risco
Por: 111705 • 14/8/2021 • Monografia • 1.086 Palavras (5 Páginas) • 145 Visualizações
Página 1 de 5
13.2 – Descrição
- A Análise Preliminar de Risco é uma visão técnica antecipada do trabalho a ser executado, que permite a identificação dos riscos envolvidos em cada passo da tarefa, e ainda propicia condição para evitá-los ou conviver com eles em segurança. FORM–SRC-007 – ANALISE PRELIMINAR DE RISCO - APR
- Por se tratar de uma técnica aplicável a todas as atividades, uma grande virtude da aplicação desta técnica de Análise Preliminar de Risco é o fato de promover e estimular o trabalho em equipe e a responsabilidade solidária.
- A APR deve ser emitida em duas vias na qual uma ficara com o setor de SMS e a outra com o responsável do setor solicitante, os riscos e as ações mitigadoras inerentes à atividade, serão apresentados ao novo colaborador antes de iniciar a atividade devendo ficar evidenciado através de lista de presença e assinatura na APR.
- Os riscos deveram ser levantados com a participação dos executantes na qual serão avaliados o ambiente de trabalho e a atividade desenvolvida.
- Todos os colaboradores que participarem do levantamento dos riscos deverá assinar a APR nos campos determinados assim como os recém contratados ao tomarem conhecimento do documento.
- O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) poderá servir como base de pesquisa para elaboração da Análise Preliminar de Riscos;
13.3 - Metodologias Utilizadas na Analise Preliminar de Risco
Para aplicação desta metodologia, foram considerados os seguintes parâmetros:
- Atividade: Neste campo é feito um levantamento das operações ou conjunto de operações, realizadas nos diversos setores.
- Risco/Perigo: Neste campo é feito um levantamento de todas as fontes ou situações com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, dano ao meio ambiente ou uma combinação destes. Exemplo: Ruído, gases, produtos químicos, materiais cortantes/perfurantes, etc.
- Acidente (tipo): Neste campo é feito uma avaliação de que agentes ambientais estão relacionados aos riscos e perigos do setor, tais como Físico, Químico, Biológico, Ergonômico ou de Acidente.
- Frequência de Ocorrência do Dano (P): Quanto à freqüência dos eventos acidentais de risco, deverá ser considerada a classificação abaixo:
1 - Improvável / nunca ocorreu: Não se espera que ocorra;
2 - Remota: Probabilidade muito remota de ocorrer, mas já ocorreu;
3 - Ocasional: Poderá ocorrer, mas provavelmente não mais que uma vez;
4 - Provável: poderá ocorrer mais de uma vez;
5 - Frequente: Poderá ocorrer regularmente;
6 - Muito Provável: Poderá ocorrer sempre ou quase sempre.
- Severidade do Dano (S): Quanto a Severidade dos eventos de impactos, foi considerada a classificação abaixo:
- - Impacto Ambiental: Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte das atividades, produtos ou serviços de um contrato;
- - Impacto Financeiro: Toda e qualquer situação que gere custos não previstos no orçamento da empresa, tais como um acidente ambiental e/ou acidentes que cause lesão/doença, danos materiais ou perda no processo;
- - Consequência Para a Saúde - Lesão/Doença: Será apontada a gravidade do dano que poderá causar na integridade física e na saúde do trabalhador.
- - Grau de Risco (R): Neste campo, será observada a relação das avaliações de freqüências e severidades. Levando em consideração que o número correspondente à frequência será multiplicado pelo número da severidade avaliada, este resultado se dará na planilha que está classificada conforme esquema de cores apresentadas no referido anexo.
- - Danos: Neste campo serão apontados todos os possíveis danos com redução permanente ou temporária da sua capacidade de trabalho do funcionário que ficar exposto aos riscos/perigos apontados em suas atividades, sem adotar medidas de controle para reduzir ou eliminar esses riscos. Ex.: queimadura, redução da capacidade auditiva, lesões em geral, etc.
- - Controle Existente: Neste campo o objetivo principal é prevenção primária que deve ser a modificação das situações de risco, através de projetos adequados e técnicas objetivas de engenharia. As possibilidades de erro humano devem ser eliminadas ou minimizadas. Apesar disso, é importante lembrar que o processo de trabalho não se resume ao ambiente físico,
mas envolvem pessoas, colaboradores e chefias, entre outros, e que sua atitude e atuação influenciam diretamente em qualquer tipo de prevenção.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com