A Atuaçao Pedagogica Inclusiva Do Professor
Pesquisas Acadêmicas: A Atuaçao Pedagogica Inclusiva Do Professor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: feeer07 • 24/5/2014 • 1.164 Palavras (5 Páginas) • 407 Visualizações
A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Colíder
2014
INTRODUÇÃO
As pessoas com necessidades especiais foram vistas durante muito tempo de diferentes formas, consideradas como imagem do diabo, um perigo para a continuidade da espécie humana. Ate que então, no final da década de 60 iniciaram-se movimentos para integrar e receber essas pessoas com necessidades especiais para a convivência social. Devido a todas essas mudanças e todos esses movimentos, com o passar dos anos à maneira de pensar em relação a essas pessoas mudou, surgindo assim à inclusão.
Neste sentido ao falarmos da inclusão, falamos de mudanças das velhas e novas formas de pensar, e de organizar essa nova realidade. A inclusão é o resultado de um processo de acumulação e necessidades históricas, ela surge para interromper com a maneira antiga de a escola lidar com a situação, passando uma nova visão, ou seja, uma nova forma de pensar como seres pensantes capazes de se relacionar como cidadãs e aceitas na escola regular.
Com base nisso vejamos a entrevista de Regina Martins professora na Escola Municipal de Educação Infantil Gustavo Guarani que há pouco tempo esta vivenciando essa realidade. Regina tem 15 anos de profissão e diz: “Esse ano estou desenvolvendo um trabalho diferente do que já havia trabalhado a 15 anos de profissão, o trabalho com crianças na faixa etária de 3 e 4 anos, tem sido desafiador pois esta sendo uma experiência nova em todos os sentidos. Dentre esse trabalho estou desenvolvendo a socialização e auto cuidado com meus pequenos pois percebo que nessa idade há necessidade do desenvolvimento dessas habilidades também. Tenho 17 alunos, entre eles uma criança que é meu sobrinho com síndrome de down. O trabalho com crianças com essas especialidades não é um trabalho fácil numa sala regular, você precisa ter além de conhecimentos teóricos sobre a síndrome a criança exige de muita sensibilidade e percepção do professor. Meu pequeno assim vou chama-lo sempre foi muito estimulado a partir do momento que foi constatado que ele tinha a síndrome já com os seus 6 meses, desde então ele faz terapia ocupacional, fisioterapia e fono. Posso afirmar que agora estou conseguindo fazer com que participe, esta aprendendo a socializar, interagir com os amigos de sala. Depois de 2 meses de aula percebi que essa semana começou a desenvolver quase todas as atividades que as outras crianças estão fazendo, apesar das peculiaridades, um desenvolvimento mais lento. Hoje percebo que ele esta cada vez mais tranquilo na interação com os outros, esta socializando, aprendendo a dividir, se comunicando mais, porém não expressa as palavras claramente mas esta repetindo muito o que é falado, nas cantigas de roda já participa e gesticula em musicas que existem gestos, esta se alimentando sozinho sentado com os outros amigos na hora das refeições e em casa isso também esta acontecendo, joguinhos de encaixe, sentar para ouvir historias, enfim avalio como positivo esse período que esta frequentando a escola pois isso só está fazendo com que ele cada vez mais seja capaz de se cuidar e viver em sociedade apesar de todas as dificuldades que encontramos no dia a dia.”
Portanto, percebe-se que neste caso a inclusão esta sendo muito bem aceita tanto da parte do professor quanto dos alunos do ensino regular.
DESENVOLVIMENTO
Ao longo da historia da vida escolar pode-se observar que muitas crianças têm dificuldades para aprender, houve muitas buscas para se identificar o porquê dessas dificuldades sendo constatado que são dos mais variados motivos que leva a criança a ter essa dificuldade e uma delas é o que chamamos de “Necessidades Educacionais Especiais”. Muitas das vezes os pais e os professores não conseguem identificar essas necessidades, não conseguindo então apoiar seus alunos nessa dificuldade de aprender. Para atendê-los o professor encontra inúmeras dificuldades para desenvolver trabalhos em turma, pois falta a ele uma formação maior fazendo com que ele tenha um desconhecimento, tornando a tarefa de ensinar um desafio.
Em função da diversidade humana, o professor deve se preparar com diferentes metodologias, para que todos os alunos sejam capazes de adquirir o conhecimento que esta sendo ensinado. (SILVEIRA; MONTEIRO, 2011, p.23)
A discussão sobre a temática inclusão tem ocupado um grande espaço nas escolas e na sociedade, que precisa estar preparada com formas estratégicas para incluir esses alunos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais) de forma correta, com pessoas qualificadas, pois quem faz essa articulação entre conhecimento
...