A Ciência Vista Por Quem Faz.PEGORIM,Eliane
Exames: A Ciência Vista Por Quem Faz.PEGORIM,Eliane. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: igorodrigues • 13/12/2014 • 448 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
PEGORIM, Eliane. A ciência vista por quem faz. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/resenhas/a-ciencia-vista-por-quem-faz>. Acesso em: 16 maio 2014.
“A ciência vista por quem faz”, de Eliana Pegorim, escritora do “Ciências Hoje On-Line”, analisa o livro “Prazer em conhecer: As entrevistas de Pesquisa Fapesp”, organizado por Mariluce Moura. Como o próprio nome da resenha sugere, o livro trata-se de uma coletânea de entrevistas com pesquisadores das mais variadas áreas.
Pegorim inicia sua análise com trecho do livro que tem a finalidade de mostrar as características da entrevista: “‘nenhum outro texto jornalístico parece dar acesso tão direto às verdadeiras palavras, às ideias, às emoções explicitadas de alguém (...), quanto à entrevista pingue-pongue’”. Logo abaixo descreve como as entrevistas são divididas por área, as humanas, ciências biológicas e físicas. Cita também alguns entrevistados que são peças chave para o livro, como o filósofo Pablo Rubén Mariconda, Ismail Xavier, Craig Venter entre outros.
Finalizando seu escrito, Pegorim destina o livro para todos os interessados por ciência e aos estudantes de jornalismo por apresentar conceitos bases de entrevista. Finaliza com uma “tradução” das palavras do filósofo Luiz Henrique Lopes dos Santos: “Os depoimentos permitem que o leitor conheça como é feita a ciência e o que pensam os cientistas sobre seus estudos”.
Com utilização de uma linguagem simples e direta, ficam evidentes as características de uma resenha descritiva, apresentando apenas uma descrição sobre o livro e autor, seguido de um breve resumo da obra avaliada. Dificultando assim para o leitor obter um posicionamento positivo ou negativo em relação ao livro.
Diferentemente da resenha do jornalista e escritor do também “Ciências Hoje on-Line”, “Celebração da descrença”, de Thiago Camelo. Camelo analisa a obra “Deus é Matemático”, por Mario Livio, mostrando a preocupação do escritor em desvendar o mistério do porquê de os números estarem em todos os lugares. Logo no inicio do seu texto, Camelo o inicia citando filósofos como Euclides, Pitágoras e Platão que acreditavam na matemática como sinônimo de perfeição: “A matemática seria criação do homem ou da natureza (Deus)?”, “A matemática não seria apenas mais uma expressão da mente humana?”. Com o uso de perguntas em seu texto, Camelo tenta provar com respostas baseadas em exemplos e citações de grandes nomes na área da matemática, a origem da mesma. Finaliza sua resenha deixando a pergunta “Deus é Matemático?”, e intrigando ainda mais o leitor para conhecer a obra do astrofísico Mario Livio. Diferente da resenha de Pegorim, a resenha de Camelo desenvolve o interesse do leitor em busca informações sobre o tema principal proposto no livro.
A resenha “A ciência vista por quem faz” é recomendada para todos que desejam um prefácio do livro “Prazer em conhecer”, organizado por Mariluce Moura.
Resenhado por Igor Rodrigues da Silva Teixeira.
...