A Eletromagnetismo
Por: bitmoon • 31/7/2021 • Abstract • 554 Palavras (3 Páginas) • 119 Visualizações
1- A relação entre circuitos magnéticos e elétricos foi descoberta através de uma experiência onde se aproximou uma bússola a um circuito elétrico controlado por um interruptor. Nesta experiência, percebeu-se que o fechamento do interruptor e a consequente circulação de corrente elétrica, causavam uma deflexão na agulha da bússola. Além de sugerir que os fenômenos elétricos e magnéticos estão relacionados, a descoberta levou à conclusão de que a corrente elétrica cria um campo magnético no espaço à sua volta. Desta forma, campos magnéticos idênticos aos originados por ímãs naturais, podem ser produzidos através de corrente elétrica, permitindo desta forma o desenvolvimento de diversos equipamentos diretamente relacionados à produção e utilização da energia elétrica, como geradores e transformadores.
2- O eletroímã é um dispositivo formado por um núcleo de ferro envolvido por uma bobina. Quando uma corrente elétrica passa pelas espiras da bobina, cria-se um campo magnético, o qual faz com que os imãs do núcleo de ferro orientem-se, ficando assim imantado e com a propriedade de atrair outros materiais ferromagnéticos. A intensidade do campo magnético gerado dependerá do número de voltas da espira e da intensidade da corrente elétrica sobre ela.
3- A Lei de Faraday diz: “Em todo o condutor imerso num fluxo magnético variado, surge uma força eletromotriz induzida (femi).”.
Já a Lei de Lenz diz que: “O sentido de corrente induzida é tal que, por seus efeitos, opõe-se à causa que lhe deu origem.”.
4- A indutância é a grandeza que relaciona a variação do fluxo em seu interior à variação da corrente aplicada. Sua unidade é o Henry (H). Ela depende do meio, do número de espiras, da área da bobina e de seu comprimento.
L = μ * N² * A / l L = N.∆∅ / ∆i Símbolo:
5- - O arco voltaico ocorre quando há uma ruptura dielétrica na qual se produz uma descarga elétrica.
O aquecimento torna os contatos da chave rugosos, aumentando com isso a resistência elétrica, devido a diminuição da superfície de contato, e consequentemente aumentando a queda de tensão.
A faísca queima oxigênio e oxida os contatos da chave, reduzindo sua vida útil. Dependendo do valor da indutância L e da corrente do circuito, o arco voltaico pode ocasionar queimaduras sérias no operador da chave, caso este não a maneje adequadamente.
Chaves especiais oferecem dispositivos para reduzi-lo através da abertura rápida dos contatos, injeção de ar sob pressão nos contatos ou um campo magnético, que reduzem a propagação do arco. Algumas chaves têm seus contatos banhados em óleo isolante, atenuando assim a manifestação do arco voltaico.
6- Um cubo de cobre está submetido a um campo magnético variável. Dentro desse cubo, pode-se encontrar grande número de percursos fechados. Em cada percurso fechado, o fluxo magnético varia com o tempo e, portanto, as fem induzidas fazem circular,
...