A Gente E Agente
Ensaios: A Gente E Agente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vinirocha27 • 1/5/2014 • 227 Palavras (1 Páginas) • 271 Visualizações
Rio Grande do Sul. De acordo com o chefe do serviço de inspeção vegetal do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, José Fernando Werlang, 13 indústrias vinícolas são investigadas por adulteração no vinho com o uso da substância chamada natamicina, um agente antifúngico que prolonga a conservação do vinho. Este químico é utilizado em outros produtos alimentícios, como queijos, mas é proibido no vinho.
Diferentemente da fraude do leite, ele não é adicionado durante o transporte, mas sim nas vinícolas, no momento do engarrafamento do vinho. Segundo o Ministério da Agricultura, todos os lotes destas empresas com problemas foram recolhidos do mercado, ainda no ano passado.
A fraude poderia estar ocorrendo há anos, pois somente no ano passado o Ministério da Agricultura obteve a tecnologia para identificar a presença do antibiótico em vinhos. Os processos por fraude no vinho estão sendo concluídos pelo Ministério da Agricultura para posterioremente encaminhamento ao Ministério Público.
Em nota, o Ibravin diz que desconhece formalmente esse tipo de problema, mas que, se há denúncias de irregularidades, cabe aos órgãos responsáveis investigar, orientar o setor e punir os responsáveis a fim de não prejudicar a cadeia produtiva que, em sua maioria, desenvolve um trabalho sério e comprometido. São 13 vinícolas com problemas e segundo, o Ministério da Agricultura, são cerca de 700 indústrias do tipo no Estado. Os nomes das empresas não foram divulgados.
...