A Identidade Cultural Na Pós-Modernidade - Stuart Hall
Pesquisas Acadêmicas: A Identidade Cultural Na Pós-Modernidade - Stuart Hall. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nanda025 • 9/3/2015 • 1.172 Palavras (5 Páginas) • 838 Visualizações
A Identidade Cultural na Pós-Modernidade – Stuart Hall
Título Original: ‘’The question of cultural identity’’.
Nascido em Kingston, na Jamaica em 3 de fevereiro de 1932, Stuart Hall vive até hoje. Notável teórico cultural que trabalha no Reino Unido. Ele contribuiu com obras chave para os estudos da cultura e dos meios de comunicação, bem como para o debate político.
Esta obra de Hall nos alerta que em um mundo de fronteiras divididas e de continuidades rompidas, as velhas certezas e hierarquias da identidade, têm sido postas em questão. O sujeito que outrora era visto como tendo sua identidade imutável, hoje é um ser fragmentado, rico em pluralidades culturais.
O livro analisa a crise na pós-modernidade onde observamos três concepções de identidade:
º Sujeito do iluminismo: aquele que é centrado em si mesmo, nas suas capacidades e razões.
º Sujeito sociológico: aquele que cria sua identidade baseando-se em outras, baseia-se numa sociedade, sujeito este não auto-suficiente e autônomo.
º Sujeito pós-moderno: aquele que possui uma identidade móvel, onde sistemas culturais nos influenciam e os influenciamos mutuamente.
A globalização é um dos aspectos abordados na obra, de maior relevância, pois este está relacionado ao caráter da mudança da modernidade.
As sociedades modernas diferem das tradicionais por serem mutantes e tais mudanças são rápidas e passageiras. Nesta sociedade moderna, não há nenhum centro ou ponto focal único, ela está constantemente sendo descentrada e fragmentada.‘’A identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente é uma fantasia’’. (Hall, 1987)
No decorrer de tais mudanças na sociedade, o sujeito moderno adquiriu elos coletivos com os seus e sujeitos de outras tribos, surgindo assim um deslocamento cultural que por sua vez gerou a descentralização. A globalização está atingindo todas as culturas, portanto temos uma ‘’homogeneização global’’.
De uma forma teórica, Elkind (1998 – Desenvolvimento Humano) explica diferentes maneiras de se criar uma identidade. Processos de diferenciação, de integração e de ‘’Colcha de Retalhos’’ (um self constituído a partir de pedaços e partes de outras identidades). O mesmo é também descrito por Hall, que acentua bem esta idéia de ‘’Colcha de Retalhos’’ durante toda a obra aqui trabalhada.
O fato de termos uma identidade mutável nos afirma cada vez mais que o conceito da estrutura da identidade permanece aberta sempre havendo uma lacuna para ser preenchida por novas histórias, e isso se torna algo necessário. Destacando aqui, no mundo político, a força da identidade sendo utilizada como ferramenta poderosa de afinidades. Forma esta de persuasão do indivíduo. A exemplo disso, podemos observar sujeitos que depositam seu voto em candidatos negros por estes também o serem, e idealizam que tal candidato os beneficiarão por possuírem a mesma cor de pele, que por tanto, têm os ‘’ ‘’ mesmos interesses.
A internalização do exterior no sujeito, bem como a externalização do interno, forma um círculo vicioso no qual formamos nossa identidade.
Oautor apresentou durante toda a obra uma viajem histórica de idéias centrais de outros autores sobre a dimensão e contribuição na formação de diferentes identidades citadas no livro. Entre estes autores estão, Marx, Giddens, Laclau, Descartes, Goffman, Foucault e outros.
Compartilhando da ideia de uma identidade flexível e benéfica ao sujeito, Stuart Hall nos da a seguinte informação encontrada no texto.
‘’As transformações associadas à modernidade libertaram o indivíduo de seus apoios estáveis nas tradições e nas estruturas. Antes se acreditava que essas eram divinamente estabelecidas’’... (p.25)
Durante a leitura desta obra pude identificar que durante a história humana, nunca houve uma identidade imaculada.
Vejamos as seguintes ditaduras que formaram identidades e continuam influenciando estas até hoje:
° Catolicismo;
º Protestantismo;
º Cultura Americana Behaviorista;
º Iluminismo;
Dentre tantas outras influencias.
A soma de culturas (pluralidade cultural) com nossas subjetividades é que nos tornam sujeitos criativos, dinâmicos, incompletos e porque não, sendo assim completos.
Estamos em constante evolução.
Referências Bibliográficas
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade, 6.ed, Rio de Janeiro, DP&A, 2001.
PAPALIA, Diane E. Olds, Sally W. Feldman, Ruth D. Desenvolvimento Humano, 8.ed. ArtMed, 2006.
Identificação Acadêmica
Daiane Cristina Braz Tavares
RA 50998
3ª Termo de Psicologia
...