A Importancia Da Leitura
Exames: A Importancia Da Leitura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vaniapinha21 • 1/5/2014 • 762 Palavras (4 Páginas) • 348 Visualizações
Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF.
Curso de DIREITO.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA.
Aluna: Vânia Pinheiro Gomes e
Professor: Rogerio Viana
2012.2
A importância da escrita.
É inegável a quantidade de informações a que se tem acesso graças a elas estarem codificadas na forma escrita. Embora essa quantificação não significasse necessariamente uma importância da escrita, a escrita é um meio de comunicação extremamente valioso e necessário desde tenras épocas.
Obvio que existem diversas formas de preservar ou difundir ideias, a fala, por exemplo. Mas, a fala é volátil, quando repassamos a informação corremos o risco de que a mensagem seja modificada quando transmitimos ou quando ela for transmitida posteriormente. Já a informação que está escrita, mesmo às vezes sendo necessário interpretá-la, se perpetua.
A informação escrita normalmente não consegue transmitir junto com as informações as emoções do transmissor, que influenciam no sentido do que é transmitido. Logo inferimos que a escrita por si só não é satisfatória, pois depende do preparo do escritor. Nesse sentido faz-se útil uma menção a José Saramago: “Eu não acredito em inspiração. Escrever é um trabalho, tem que ser feito todos os dias. Costumo dizer que a primeira condição para escrever é sentar. Depois de sentar, escrever.”.
Para o profissional do Direito, independente da carreira jurídica que ele decida seguir, ou da carreira com a qual o destino lhe agracie, é imprescindível dominar a escrita. O concurseiro necessita do domínio das técnicas de escrita durante as fases dos certames aos quais se submete e após isso para o exercício de suas atribuições. Aqueles que se dedicam ao magistério vivem diante da impossibilidade da não produção de documentos escritos, ou dessa quase impossibilidade. O advogado precisa da escrita ao se comunicar com seu cliente pelo envio de um ofício, informativo ou qualquer outro documento ou mesmo durante as fases do processo na Justiça. O profissional que domina a palavra e a transmissão das ideias pode inclusive se sobressair sobre outro que domine o assunto, que tenha a razão na causa, mas que não saiba expor tão sabiamente o que tem a seu favor. Vislumbra-se aí, que o profissional do direito é um profissional das palavras, que ele depende de sua habilidade de transmitir ideias para outras pessoas. Mesmo com as mudanças na lei, na jurisprudência e na doutrina, o profissional do Direito que domina as palavras tende a ser um profissional bem sucedido.
Vista a importância da escrita, aproveito para inserir no texto algumas dicas colhidas ao longo das leituras e aulas assistidas de como se escrever bem.
Para que se seja um bom escritor é fundamental a ampliação da interface pessoal que se tem com o mundo real, e esta é ampliada pela leitura, não somente de livros jurídicos, mas de toda fonte de cultura em geral: filosofia, religião, raciocínio lógico. Assim como a leitura de temas específicos se faz importante, a leitura de veículos mais genéricos, como
...