A Magia Da Leitura
Trabalho Universitário: A Magia Da Leitura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Janainaoliveira • 13/10/2014 • 2.060 Palavras (9 Páginas) • 490 Visualizações
1 TEMA
Segundo Leite (1996, p.23), o trabalho com projetos constitui uma das metodologias de ensino mais dinâmicas e eficientes, gerando situações de aprendizagens ao mesmo tempo reais e diversificadas, permitindo a interação com a realidade, respeitando as especificidades de cada faixa etária ao promover ações educacionais de uma forma crítica e dinâmica. Essa prática pedagógica valoriza a participação do educando e do educador no processo de ensino.
“A Magia da Leitura”, tema do projeto, foi escolhida devido a grande importância da leitura e contação de historias no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil (figura 1).
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, influenciando de maneira positiva em seu processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Quando a criança ouve histórias, ela passa a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinar inúmeros outros assuntos.
O contato da criança com os livros desde cedo contribui para o desenvolvimento do seu pensamento lógico e também de sua imaginação.
“Um livro infantil, para o quarto de uma criança, é um objeto tão importante e mais indispensável do que o berço” (FRIEDRICH BERTUCH). Através dessa citação podemos ver a grande importância de um livro na mão de uma criança.
2 JUSTIFICATIVA
As estórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo, e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, à capacidade de ouvir o outro, de se expressar e ao desenvolvimento da imaginação, tornando-a capaz de criar e opinar.
O hábito pela leitura deve iniciar desde o momento em que a criança começa a dizer as primeiras palavras, pois é um instrumento pedagógico muito importante durante todo o período de alfabetização. Ela influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora de seu dia-a-dia. Ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que vive.
Usufruindo desta proposta as crianças desenvolverão a oralidade, interpretação e assim se apropriarão dos componentes para a aprendizagem da leitura e escrita.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental para a aprendizagem das crianças, considera-se importante a realização do presente projeto: “A magia da Leitura”, que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis, seguidas de atividades relacionadas à aprendizagem e interação entre as crianças.
O projeto terá início no mês de março, sendo desenvolvido durante todo o ano letivo, tendo como objetivo estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das histórias contadas pela professora, à criança desenvolverá a imaginação, criatividade, interpretação de imagens, oralidade, escrita e principalmente será estimulada a prática prazerosa da leitura.
3 SITUAÇÃO PROBLEMA
Nos últimos anos, a leitura como lazer e prazer foi se distanciando da vida de crianças e jovens, dando lugar aos vídeos games, televisão e computadores.
O problema da falta do hábito de ler já começa nas séries iniciais de ensino, onde as crianças não se interessam pela leitura e quando leem, o fazem por obrigação.
A criança tem que ver a leitura como um ato mágico, prazeroso e não como obrigação, muitas vezes imposta pelo professor e pela família. Outro fator agravante é a falta de incentivo dos pais, pois a maior parte das crianças tem o primeiro contado com os livros apenas quando chegam à escola.
A importância de contar histórias todos os dias parece não ser reconhecida pela maioria dos professores.
No processo de ensino-aprendizagem a construção do hábito de ler é fundamental, por isso deve-se estimular o desejo e a vontade de ler por prazer. É na escola, com ajuda do professor e dos livros que as crianças terão o prazer de ter contato com as histórias e leituras infantis, buscando fazê-las enxergar sua própria realidade e a realidade dos outros.
O hábito pela leitura se adquire ao longo da vida e deve começar desde cedo. A literatura infantil é um possível caminho para a criança desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. As histórias, lidas ou contadas constitui-se em generosos processos educativos, pois ensinam recriando, dando a criança os estímulos e motivações apropriadas para satisfazer seus interesses, necessidade e sensibilidade (MALAMUT, 2002).
A utilização dos projetos vem dando resultados positivos em várias escolas, fazendo com que as crianças reconheçam o valor da leitura para suas vidas. Dai a importância de se incentivar a leitura na Educação Infantil.
4 PÚBLICO ALVO
O projeto “A Magia da Leitura” será desenvolvido para a Educação Infantil, com crianças de 4 a 5 anos.
5 OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO GERAL
Este projeto tem como objetivo geral, incentivar o prazer e o valor da leitura, aproximando as crianças da literatura infantil, proporcionando o simples prazer de ler e vivenciar momentos de leitura, fazendo com que construam espontaneamente o hábito de ler. Tornar o momento dessa atividade agradável para que a criança seja seduzida pela leitura, podendo expressar seus desejos, pensamentos e sentimentos através da interação com as histórias infantis, despertando desde os primeiros anos de vida, o estímulo
...