A Produção de Aerogeradores
Por: Dinee123 • 1/9/2021 • Relatório de pesquisa • 767 Palavras (4 Páginas) • 146 Visualizações
Com o passar do tempo, nos seres humanos apelamos para a natureza para manter nossa sobrevivência e nesta época do ano, período de pouca chuva em que os reservatórios das hidrelétricas precisam ser poupados,a energia eólica tem uma função estratégica e vem ocupando cada vez mais espaço entre as fontes de energia do país.Por estes motivos a humanidade usa a força do vento em auxilio das realizações de tarefas cotidianas ,como exemplo disto temos os fabricantes de Aerogeradores que é uma fonte de energia renovável. Os ventos já são a segunda fonte de energia do país - ficando atrás somente das hidrelétricas. E a partir de agora, a produção entra em potência máxima - empurrada pela produção no Nordeste. Contudo a expansão dos aerogeradores nas empresas vem crescendo cada dia mais ,passando a receber especial atenção das politicas públicas o que levou a exigência de algumas normas regulamentadoras para poder preserva a saúde da empresa e principalmente dos funcionários. Nesse cenário a exploração da energia dos ventos tendo velocidade e constância suficiente para atingir as condições de inicio de produção de energia.
É a chamada "safra dos ventos", que vai até outubro. O que se colhe é a energia gerada pelos parques eólicos: 85% deles estão na região Nordeste. E este empurrão da natureza vem em boa hora, com a reabertura de parte do comércio e da indústria fechados durante a pandemia, o que aumenta o consumo de energia elétrica. "A gente já está percebendo uma recuperação da carga justamente porque a economia está voltando. E nós vamos ter um forte papel, da fonte eólica, no segundo semestre, que é o período que a eólica gera mais e atingimos os chamados recordes de geração", comenta a presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum. O primeiro já aconteceu no dia 21 de junho: a geração eólica chegou a dez mil megawatts, energia suficiente pra abastecer todo o Nordeste, só com os ventos, por um dia inteiro.
Quando o vento passa pela turbina as pás capta a energia cinética, ou seja energia de movimento do vento, onde na parte interna um gerador transforma a rotação das pás em energia elétrica. Quando a velocidade do vento atinge de 9 á 14 km/hr em uma turbina moderna e assim inicia-se a produção de energia elétrica, geralmente acontece o desligamento quando o vento está muito rápido para prevenir danos. Para poder atingir uma grande demanda de estados ou cidades é preciso centenas de turbinas funcionando em conjunto, sendo assim necessário a construção de parques eólicos , onde são responsáveis por produzir energia equivalente a 94.5 manga worst o suficiente para abastecer uma cidade de 3.000 mil habitantes. Há dois tipos de parques eólicos o primeiro chamado de Offshare feita recentemente com o diferencial de ser em aguas onde a ideia é aproveitar os ventos fortes aliado com a distancia necessária da região costeira, segundo é o mais comum o terrestre onde a diferença do anterior é a facilidade de manutenção e a dificuldade de localização favorável , onde não se torne algo problemático para as comunidades como exemplo os ruídos.
Energia eólica é a energia proveniente da força dos ventos. A força do primeiro movimenta as pás do segundo, girando o rotor no interior da nacele. Através do multiplicador, a energia mecânica chega ao gerador, que finaliza o processo e a converte em energia elétrica.As turbinas eólicas quando localizadas próximos a residentes pode causar ruídos audíveis de patologias graves a população , O especialista, autor de um estudo no âmbito de uma tese de turbinas eólicas”, explicou que, embora parte do ruído de baixa frequência seja audível pelas pessoas, os chamados infrassons não o são, nem são exclusivos das turbinas eólicas alvo da investigação, encontrando-se doutoramento intitulado “Risco de exposição a infrassons e ruído de baixa frequência originados por disseminados em atividades industriais ou de transportes, como a ferrovia e aeroportos, entre outras.
...