A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Proletariado
Por: Giovana Vieira • 7/11/2016 • Dissertação • 638 Palavras (3 Páginas) • 472 Visualizações
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Proletariado; é uma classe social dentro do capitalismo que trabalho com os instrumentos de outra pessoa, isso é destituídos dos meios de produção eles possuem apenas a venda de sua força de trabalho para sobreviverem. Acumulação primitiva; também conhecido como acumulação originária, foi o processo de acumulação de riquezas ocorrido na Europa entre o século XVI e XVIII que proporcionou o desenvolvimento econômico e industrial. Liberalismo; é a doutrina baseada na livre indicativa dos agentes econômicos e no fluxo dos mecanismos de oferta e das procuras dos mercados. Sindicato; associação de indivíduos da mesma classe ou profissão para defesa de interesse classista profissional.
A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: Quando Napoleão invadiu Portugal o príncipe Dom João e os nobres fugiram para o rio de janeiro, protegidos por uma esquadra inglesa. Chegando ao Brasil, dom João decretou a abertura dos portos, liberando o comércio da colônia com outras nações. A revolução liberal do Porto obrigou Dom João VI a voltar a Lisboa. A Burguesia Portuguesa tinha chegado ao poder e preparava a recolonização. No Brasil, o partido brasileiro estimulou o príncipe Dom Pedro a assumir o papel de líder da independência.
O PRIMEIRO REINADO: o reinado de Dom Pedro I durou de 1822 a 1831. Ele governou de forma autoritária, perseguindo todos os opositores políticos. Impôs a constituição 1824 que previa o voto censitário (só para os ricos) e indireto. Em 1824 estourou no Recife uma revolta separatista (queriam criar outro pais) a confederação do Equador. Influenciados pelo liberalismo, os revolucionários pernambucanos acusaram Dom Pedro I de ser um tirano (governante opressor). Rejeitado por quase todos os brasileiros, Dom Pedro I renunciou em 1831. A sociedade não suportou seu autoritarismo político, a crise econômica e a ameaça deu ao Brasil voltar a ser colônia de Portugal.
OS 4 PODERES DO IMPERIO: Executivo; O Imperador nomeia e demite ministros sem prestar contas a ninguém. Legislativo; O Imperador escolhe os senadores e pode decretar a dissolução da Assembleia. Judiciário; O Imperador nomeia e demite os juízes. Moderador; O Imperador poderia interferir-nos outros poderes casos julgasse necessário.
AS DOUTRINAS SOCIAIS: no século 19 surgiram doutrinas políticas que propunham a reorganização da sociedade. Queriam superar os problemas sociais como a pobreza e a violência.
Economia de Mercado: produz o que da lucro, há concorrência. Economia planificada: produzido o que é necessário e é restrita, não há concorrência.
SOCIALISMO: *tipo de propriedade= propriedade privada. *Situação dos trabalhadores=produzir o que é necessário. Objetivo da economia= Sem desigualdade social, não há classe social. Socialismo Cientifico: MAIS VALIA->força de trabalho de um trabalhador possui o mesmo valor que o tempo que o trabalhador precisa para produzir o suficiente para receber o seu salário. LUTAS DE CLASSES-> Uma luta constante por interesses diferenciados de cada classe. É o antagonismo político e econômico entre as classes antagônicas, servos X senhores. Burguesia X Proletariado. INFRAESTRUTURA-> (EXISTÊNCIA) meio de produção, indústria, comércio, agricultura e mineração a infraestrutura determina SUPRAESTRUTURA-> (CONSCIÊNCIA) estado (relações políticas), sociedade (relações sociais), cultura, religião, justiça (leis). Sistema de dominação ideológico que não permite grandes alterações sociais.
...