TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Proletariado

Por:   •  7/11/2016  •  Dissertação  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 3

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Proletariado; é uma classe social dentro do capitalismo que trabalho com os instrumentos de outra pessoa, isso é destituídos dos meios de produção eles possuem apenas a venda de sua força de trabalho para sobreviverem.  Acumulação primitiva; também conhecido como acumulação originária, foi o processo de acumulação de riquezas ocorrido na Europa entre o século XVI e XVIII que proporcionou o desenvolvimento econômico e industrial. Liberalismo; é a doutrina  baseada na livre indicativa dos agentes econômicos e no fluxo dos mecanismos de oferta e das procuras dos mercados.  Sindicato; associação de indivíduos da mesma classe ou profissão para defesa de interesse classista profissional.

A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: Quando Napoleão invadiu Portugal o príncipe Dom João e os nobres fugiram para o rio de janeiro, protegidos por uma esquadra inglesa. Chegando ao Brasil, dom João decretou a abertura dos portos, liberando o comércio da colônia com outras nações. A revolução liberal do Porto obrigou Dom João VI a voltar a Lisboa. A Burguesia Portuguesa tinha chegado ao poder e preparava a recolonização. No Brasil, o partido brasileiro estimulou o príncipe Dom Pedro a assumir o papel de líder da independência.

O PRIMEIRO REINADO: o reinado de Dom Pedro I durou de 1822 a 1831. Ele governou de forma autoritária, perseguindo todos os opositores políticos. Impôs a constituição 1824 que previa o voto censitário (só para os ricos) e indireto. Em 1824 estourou no Recife uma revolta separatista (queriam criar outro pais) a confederação do Equador. Influenciados pelo liberalismo, os revolucionários pernambucanos acusaram Dom Pedro I de ser um tirano (governante opressor). Rejeitado por quase todos os brasileiros, Dom Pedro I renunciou em 1831. A sociedade não suportou seu autoritarismo político, a crise econômica e a ameaça deu ao Brasil voltar a ser colônia de Portugal.

OS 4 PODERES DO IMPERIO: Executivo; O Imperador nomeia e demite ministros sem prestar contas a ninguém. Legislativo; O Imperador escolhe os senadores e pode decretar a dissolução da Assembleia. Judiciário; O Imperador nomeia e demite os juízes. Moderador; O Imperador poderia interferir-nos outros poderes casos julgasse necessário.

AS DOUTRINAS SOCIAIS: no século 19 surgiram doutrinas políticas que propunham a reorganização da sociedade. Queriam superar os problemas sociais como a pobreza e a violência.

 Economia de Mercado: produz o que da lucro, há concorrência. Economia planificada: produzido o que é necessário e é restrita, não há concorrência.

SOCIALISMO:  *tipo de propriedade= propriedade privada. *Situação dos trabalhadores=produzir o que é necessário. Objetivo da economia= Sem desigualdade social, não há classe social. Socialismo Cientifico: MAIS VALIA->força de trabalho de um trabalhador possui o mesmo valor que o tempo que o trabalhador precisa para produzir o suficiente para receber o seu salário. LUTAS DE CLASSES-> Uma luta constante por interesses diferenciados de cada classe. É o antagonismo político e econômico entre as classes antagônicas, servos X senhores. Burguesia X Proletariado. INFRAESTRUTURA-> (EXISTÊNCIA) meio de produção, indústria, comércio, agricultura e mineração a infraestrutura determina SUPRAESTRUTURA-> (CONSCIÊNCIA) estado (relações políticas), sociedade (relações sociais), cultura, religião, justiça (leis). Sistema de dominação ideológico que não permite grandes alterações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com