A Responsabilidade Social e Ambiental - AVA
Por: Larissa Rosa • 6/11/2018 • Resenha • 362 Palavras (2 Páginas) • 357 Visualizações
Engenharia de Produção – 8ª Fase
Matéria: Responsabilidade Social e Ambiental
Questionário unidade 3.1 AVA
Arnaldo vive em Santa Cruz da Serra, local em que será construída uma represa pela “Guimarães S/A”, a qual aponta inúmeros benefícios apoiada pelo município e governo do Estado sob a justificativa de ser seu maior benefício pela produção de energia elétrica barata e a geração de emprego.
Arnaldo, apoiado por moradores e pelos defensores do meio ambiente representados pelas ONGs locais, afirma que nenhum estudo prévio de impacto ambiental foi efetivamente realizado no local para justificar a construção da represa e entende que os moradores perderão uma expressiva porção de terra produtiva, sem contar a interrupção da piracema, que por si só já é um impacto ambiental. Além do êxodo rural e da história de um povo que vai literalmente por água abaixo.
- O povo local se beneficiará ou os benefícios serão dos que virão de outras localidades, haja visto a obra e os benefícios com entretenimento?
R: No conceito de benefício, uma análise deve ser levada em conta. Como o projeto se trata de algo que irá gerar emprego, se torna viável para uns, porém não somente aos que se encontram naquele determinado local, pois além da geração de empregos, uma outra análise deve ser realizada. Muitos que ali se encontram se beneficiam da piracema, evento que acontece de tempos em tempos, e por se tratar de um recurso natural, ele estaria sendo ameaçado, causando assim um grande impacto ambiental e social. E Com isso deve-se avaliar se irá cumprir com as políticas socioambientais que define quais são os aspectos sociais e ambientais considerados inaceitáveis pelo Rabobank Brasil.
Apesar de se tratar de uma política pública, vai contra as políticas socioambientais, pois a gravidade da ameaça apresentada ao meio ambiente se tornaria irreversível e não somente o meio ambiente como a cultura de um povo que ali se encontra.
Através das variáveis discutidas em questão, concluímos que boa parte da população local não estaria sendo beneficiada, e o meio ambiente sofreria um grande dano.
- E o impacto ambiental com interrupção da Piracema e impacto social pela mudança de costume local valem como preço a ser pago para a geração de energia?
...