TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Robótica na Revolução Industria

Por:   •  10/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.936 Palavras (12 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 12

Escola SENAI “Roberto Mange”

Igor Henrique Pientosa N°12

Robótica

Campinas

2015

Escola SENAI “Roberto Mange”

Igor Henrique Pientosa N°12

[pic 1]

Robótica

Campinas

2015

Igor Henrique Pientosa

Robótica

[pic 2]

        

Vilson Magno

Escola SENAI Roberto Mange

Sumário        

2.0. Resumo.        

2.0. Introdução.        

3.Robótica        

3.1- O que é Robótica        

3.2. História da Robótica.        

3.3. Robótica na Idade Média.        

3.4. Robótica na Revolução Industria.        

3.5. Robótica no Século XX.        

4.0. O que é um Robô.        

4.1. O que faz um Robô funcionar.        

4.2. Tipos de Robôs.        

4.3. Cartesiano.        

4.4. Sondas.        

4.5. Hexápode        

4.6. Humanóide        

5.0. Automação.        

5.1. Automação Industrial.        

6.0. Conclusão.        

7.0. Referencia.        


2.0. Resumo.

Hoje, em muitas fábricas, a montagem automatizada é usada para criar as peças e depois montá-las em uma grande variedade de produtos de consumo. Os trabalhadores sempre ficam a postos para supervisionar o processo e certificar-se que o fluxo da linha de montagem é mantido por longos períodos de tempo a fim de maximizar a capacidade de produzir milhares de produtos de qualidade, no menor período de tempo. Grande parte do maquinário usado exige cuidadosa calibragemmanutenção e muitos ajustes, mas não exige qualquer outra interação humana. Robótica é uma área multidisciplinar, altamente ativa que busca o desenvolvimento e a integração de técnicas e algoritmos para a criação de robôs. Devido a várias diferenças em função de características e propriedades, existem diversas classes de robôs que se diferenciam em suas aplicações e formas de trabalhar, podendo ser classificados em robôs inteligentes, robôs com controle por computador, robôs de aprendizagem e Manipuladores, eles podem ser classificados também pelo ponto de vista do controle de movimentos.A Robótica no setor industrial se torna necessária devido ao crescente aumento da produtividade e da melhoria da qualidade dos produtos do mercado. Pois o robô permite flexibilidade e confiabilidade na execução de tarefas. Mas, tudo isso pode gerar um grande impacto na sociedade, visto que ele pode gerar o problema do desemprego. Dentro da robótica, um algoritmo genético é considerado como um método de aprendizagem de ações de controle de forma autônoma. Uma característica importantíssima que os sistemas de robótica deverão possuir é a capacidade de percepção, seja visual ou tátil ou até mesmo degustativa.


2.0. Introdução.

O objetivo deste trabalho e transmitir conhecimento sobre o tema: Robótica. Com base em pesquisas técnicas e envolvimento, comprometimento do autor.

        

3.Robótica

3.1- O que é Robótica

Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadoresrobôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô transante. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas máquinas: não sonham nem sentem e muito menos ficam cansados. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários.

3.2. História da Robótica.

O conceito de robot data dos inícios da história, quando os mitos faziam referência a mecanismos que ganhavam vida. 
Começando na civilização grega, os primeiros modelos de robots encontrados eram figuras com aparência humana e/ou animal, que usavam sistemas de pesos e bombas pneumáticas mas que não tinham nenhuma necessidade prática ou económica, nem nenhum sistema complexo de produtividade que exigisse a existência deste tipo de aparelhos. 
Mais tarde, cientistas árabes acrescentaram um importante e novo conceito à ideia tradicional de robots, concentrando as suas pesquisas no objetivo de atribuir funções aos robots que fossem ao encontro das necessidades humanas. A fusão da ideia de robots e a sua possível utilização prática marcou o início de uma nova era.
Em 1495, Leonardo Dá Vinci abriu caminho a uma maior aproximação ao complexo mundo dos robots ao desenvolver uma extensiva investigação no domínio da anatomia humana que permitiu o alargamento de conhecimentos para a criação de articulações mecânicas. Como resultado deste estudo, surgiram diversos exemplares de bonecos que moviam as mãos, os olhos e as pernas, e que conseguiam realizar acções simples como escrever ou tocar alguns instrumentos.
O desenvolvimento inicial dos robots baseou-se no esforço de automatizar as operações industriais, o qual começou no século XVIII, na indústria têxtil, com o aparecimento dos primeiros teares mecânicos. Com o contínuo progresso da revolução industrial, as fábricas procuraram equipar-se com máquinas capazes de realizar e reproduzir, automaticamente, determinadas tarefas.
Em 1738, foi criado o primeiro robot funcional por Jacques de Vaucanson, que fez um androide que tocava flauta, assim como um pato mecânico que comia e defecava.
Em 1898, foi exibido, no Madison Square Garden, o barco tele operado inventado por Nicola Tesla, e que segundo as definições modernas, muitos consideram ser o primeiro robot.
Em 1922, a palavra robot foi utilizada pela primeira vez numa peça de teatro criada pelo checoslovaco Karel Capek mas quem a inventou foi o seu irmão Josef Capek, sendo que a sua origem vem da palavra checa robota que significa “trabalho forçado”.
Nos anos 30, a então denominada Westinghouse Electric Corporation fez um robot humanoide conhecido como Elektro e que foi exibido no World's Fair de 1939 e 1940.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (451.2 Kb)   docx (762.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com