A Sociologia
Por: Almir Rogério Missias • 23/10/2016 • Dissertação • 968 Palavras (4 Páginas) • 174 Visualizações
RESUMO
A sociologia surgiu no inicio do século XIX como uma disciplina cientifica no intuito de enfrentar as mudanças e transformação da vida social resultantes do processo de industrialização que ocorria na Europa. A revolução Francesa e a Revolução industrial foram marcos fundamentais na mudança da maneira de pensar da sociedade, social, política e economicamente primeiramente na Europa e posteriormente discriminada mundialmente.
A estrutura social passou a ser dividida entre burgueses e proletariados, ou seja, pessoas que controlavam a economia e a força de trabalho, fortalecendo assim o capitalismo que passou a moldar a sociedade e os moldes do mundo moderno.
Grandes pensadores como Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber surgiram para impulsionar o desenvolvimento da sociologia, buscar entender e explicar como as mudanças na urbanização e nas relações econômicas influenciaram a maneira de pensar da sociedade.
De um modo geral, a Sociologia representa uma mudança no pensamento e na realidade social e passa a se centrar mais no homem e menos em questões transcendentais. Enquanto a religião e a filosofia se baseiam em Deus e em explicações metódicas sobre o desenvolvimento da sociedade, a Sociologia emprega métodos estatísticos e ao empirismo.
A principal socialização se dá na primeira infância, por meio da família e da escola, o que no caso do menino selvagem não ocorreu por ter sido privado deste primeiro contato social humano. Sua sociedade primaria foi a selva e o contato com outros animais selvagens comprometendo sua concepção primaria de socialização humana.
"A socialização secundária se dá num âmbito maior, por meio de todas as interações que travamos durante a vida. Por meio da socialização adquirimos o “direito” de atuarmos no grupo social em questão." Neste caso, novamente a educação e socialização do menino selvagem se provou impossível, pois os conceitos sociais gravados em sua infância já haviam se fixado no âmbito de seu ser, fazendo com que desta forma, o aprendizado imposto posteriormente a esta fase, se tornasse ineficaz e até mesmo incompreensível para ele pois não era aceito em seu ser como uma forma social
A exemplo das meninas lobas da Índia, Amala e Kamala , este relato nos permite entender em que medida as características humanas dependem do convívio social. O garoto selvagem por ter sido privado do contato com outras pessoas, não conseguiu se humanizar e desenvolver processos de pensamento lógico.
O papel social da Internet
Vivemos em um mundo de constantes transformações, a cada nova geração mudam-se as formas de se relacionar e de viver em sociedade. A internet trouxe novas formas de comunicação, os comunicadores instantâneos como o MSN, Skype, o email, as redes sociais como o Facebook, entre outros, são ferramentas baseados em internet que possibilitou uma verdadeira revolução na forma como criamos vínculos sociais com outras pessoas.
Este é um ponto muito positivo, pois possibilitou o surgimento de relacionamentos sociais delineados em torno de interesses comuns, de traços de identificação, pois ele é capaz de aproximar, de conectar indivíduos que talvez nunca tivessem oportunidade de se encontrar pessoalmente. Mas há um lado negativo que é a exclusão digital, ou seja, muitas pessoas ainda não possuem acesso à internet e do ponto de vista tecnológico estão excluídas digitalmente.
Acredito que este ponto ainda seja um sonho para muitos, pois inclusão social vai muito além de inclusão digital, mas acredito também que a internet seja um bom começo para darmos o pontapé inicial para realizarmos a verdadeira inclusão social no Brasil e no mundo.
Mesmo com este impasse é importante reconhecermos que a chegada da internet impactou positivamente e mostrou ter grande expressão até mesmo nas sociedades contemporâneas. A meu ver a tecnologia esta sim ao alcance de todos e permite a qualquer indivíduo, que assim desejar e buscar , se adentrar nesse mundo aberto e receptivo indiscriminadamente.
Características das estruturas sociais nas sociedades modernas
Na sociedade Moderna, ocorre a ruptura da organização social contemporânea, o ser humano passou de um meio natural e rural para viver num meio técnico e industrial. O homem explora a natureza, domina-a e utiliza-a para seus fins. Em decorrência da expansão dos recursos técnicos, a estrutura da sociedade moderna resulta em uma estrutura muito mais complexa do que a da sociedade tradicional. Quatro fatores contribuíram para essa mudança social tão profunda: a tecnologia, um avançado sistema monetário, a crescente divisão do trabalho e a migração em massa da mão-de-obra do setor primário de produção (agricultura, caça, pesca e mineração) para os setores secundário (indústria) e terciário (comércio, transportes, profissões liberais etc). Essa nova organização social desdobrou os papéis sociais atribuídos a uma mesma pessoa. Um indivíduo é ao mesmo tempo pai de família, empregado de uma fábrica e membro de um clube, de um partido político, de um sindicato, de uma igreja etc. Por conseguinte, os riscos de conflito entre os papéis são muito maiores do que na sociedade tradicional.
...