TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A trama do filme Imperial Club

Resenha: A trama do filme Imperial Club. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Resenha  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 3

O CLUBE DO IMPERADOR

O filme relata uma história que se passa em uma escola americana de tradição inglesa. O cenário é uma escola exclusiva para garotos ricos.

O professor, senhor Hundert considerado como o "herói", é uma amante de História Antiga que tem como objetivo transformar os princípios morais de seus alunos para que se tornem homens de sucesso.

No início, os alunos demonstram bastante interesse pela disciplina com boa receptividade aos conteúdos explorados. Surge, então, um novo aluno por nome Sedgewick. Um rapaz rebelde, filho de um senador, que era obrigado pelo pai a estudar. Por ser filho de uma pessoa respeitada pela sociedade, devido o seu cargo, ele exercia um poder de cinismo, mediocridade calculada e sedução sobre seus colegas.

Houve um campeonato na escola, onde o vencedor recebia a coroa de louros como na Roma Imperial. Apenas três dos melhores alunos eram contemplados com tal honra. Sedgewick copia as respostas do professor as escondidas e o professor sabendo, não o denuncia, apenas lança uma pergunta impossível de ser respondida. Ele perde o campeonato e o professor espera que ele tenha aprendido com a lição de que não se pode vencer à base de desonestidade.

Com o passar dos anos, Hundert perde o cargo de diretor da escola. Sedgewick deseja repetir o campeonato em sua cidade e convida o professor e todos os seus antigos colegas que são recebidos com muito carinho. Entretanto, no decorrer do campeonato, o professor descobre que seu antigo aluno continuava a infligir o princípio de moral, e mais uma vez não entrega a vitória. O campeonato era apenas para anunciar aos colegas de que era candidato ao senado no lugar de seu pai e queria pedir apoio de todos. Ele e o professor discutem. Durante a discursão, o filho de Sedgewick ouve tudo e compreende ostensivamente e vira as costas para o pai.

O professor, então, revela ao seu antigo aluno que foi desclassificado injustamente assim como no passado e ele o perdoa. Como prova de seu perdão, coloca seu filho para estudar o senhor Hundert, pois apesar de tudo via uma honradez. Ainda tinha muito apreço pelo professor.

O filme vem nos afirmar sobre a importância da didática na educação. Ela é um instrumento que faz com que busquemos soluções para resolver os problemas em nossas salas de aulas. Assim, vem nos despertar para uma real importância de uma educação verdadeira.

Podemos comparar essa escola com a tendência liberal tradicional, pois ela está baseada na mesmice com atividades repetitivas como forma de avaliação com perguntas e respostas e avaliações escritas. Dentre elas, para participar do campeonato os alunos eram obrigados a passar por uma avaliação e só três dos alunos eram classificados injustamente, desclassificar um aluno para classificar Sedgewick. Ele decepciona seu aluno, mas também é decepcionado por Sedgewick.

Acredito precisamos tomar medidas práticas para assumir nossas responsabilidades para com todos os nossos alunos, não só agora, mas futuramente. É necessário fazer um trabalho diferente em sala de aula, pois todos têm tempos diferentes para aprender.

Não basta haver oportunidade de ingressar alunos nas escolas, é preciso oferecer oportunidade de aprendizagem, pois, a qualidade de ensino é fato determinante para o desempenho dos alunos.

Educar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com