ACORDO TEXTUAL
Tese: ACORDO TEXTUAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ticonasc • 9/4/2014 • Tese • 376 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
Publicidade e Propaganda
Thiago Martins Nascimento
RA:8488183796
COESÃO TEXTUAL
Osasco
2014
Aula-tema 3: COESÃO TEXTUAL
- O termo anafórico (animal) retoma ao referente antecessor (Porquinho) que representa o mecanismo de substituição lexical: hipônimo. Depois é sequenciado por um encadeado de discurso estabelecendo uma relação de contrajunção.
- Em “desse porquinho” novamente o referente é retomado pelo mecanismo de substituição lexical: expressão nominal, pois contém um pronome demonstrativo seguido de um nome. Em “O animal nasceu” é usado novamente uma expressão nominal (artigo+nome) que também estabelece relação de hipônimo com “desse porquinho” (parte pelo todo). Em “o impedia”, é usado uma anáfora: elemento linguístico que retoma ao grupo nominal “animal”. Em “na fazenda onde nasceu” é usada uma substituição gramatical: a elipse. Em “poupar a vida do bichinho” ocorre uma sequenciação com um conector lógico de temporalidade entre as duas últimas orações dando a impressão de posterioridade e progressão.
- No terceiro paragrafo é introduzido uma anáfora “pequeno” que retoma referentes já expressos anteriormente (porquinho, suíno, animal, bichinho). O referente “porquinho” é citado como uma repetição propriamente dita. Em “deixa-lo” é um termo referencialmente dependente que retoma ao grupo nominal “do porquinho”. Em “erguendo-o” ocorre a mesma situação em que o termo depende e retoma o referente “do porquinho”. Em “filhote” ocorre uma repetição por meio de uma paráfrase, onde a oração “a mamãe coruja encorajava seu filhote a andar mesmo quando ele desistia” repete a mesma ideia da oração “a mãe do porquinho recusava-se a deixá-lo desistir e o incentivava a levantar, erguendo-o com o focinho.” Apenas utilizando uma estrutura gramatical diferente. Em “coloca-lo” o termo depende do referente “filhote” (anáfora).
- Em “animal” o referente é repetido. Em “pequeno” o referente citado depende da ancora “animal”. Em “você” a retomada do referente ocorre por meio de uma substituição gramatical. Na oração “que a mãe do animal parecia consciente da situação do pequeno e grunhia como se dissesse “Vamos, levante, eu sei que você pode conseguir” ocorre uma paráfrase, pois diz o mesmo do parágrafo anterior, mas com uma estrutura gramatical diferente”. Em “o pequeno” ocorre uma expressão nominal indefinida mostrando uma característica do referente citado. Em “o porquinho” ocorre uma substituição lexical através de uma expressam nominal definida. Em “bichinho” é retomado o referente “animal” pois bicho pode ser sinônimo de animal.
...