AS COMPETÊNCIAS NA REDAÇÃO
Seminário: AS COMPETÊNCIAS NA REDAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edi24 • 29/3/2014 • Seminário • 428 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
AS COMPETÊNCIAS NA REDAÇÃO
a) Na redação, o participante deve demonstrar domínio das mesmas competências apresentadas para a prova objetiva. Mas elas são propostas de uma forma especial.
b) Demonstrar domínio da língua culta: você deve usar a norma-padrão da língua portuguesa, que é o registro adequado para um texto formal como a dissertação. Serão examinadas concordância das palavras, regência, pontuação, flexão, ortografia e pontuação.
c) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver um tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: para construir seu texto, você pode buscar informações em todas as áreas do conhecimento, desde que não fuja da proposta. Feita a seleção de dados, é hora de construir relações entre os conceitos, interpretá-los e, assim, montar sua dissertação.
d) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: o que conta não é a quantidade de informações, mas a qualidade. Você deve buscar informações em seu repertório de conhecimento e só usar o que é interessante para abordar o tema.
e) Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação: esta competência se relaciona à defesa do seu ponto de vista de forma articulada, baseado em argumentos fortes e consistentes.
f) Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos: você deve pensar em propostas inteligentes para lidar com o tema abordado e apresentá-las de forma clara e convincente. O foco principal é o respeito aos valores humanos.
EX.
A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO CONTADA PELA IMPRENSA.
Jornal Nacional - (William Bonner): “Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem…”
(Fátima Bernardes): “… mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia”.
Cidade Alerta - (Datena): “… onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê as autoridades? ! A menina ia para a casa da avozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva… Um lobo, um lobo safado. Põe na tela!! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não.”
Veja - “Lula sabia das intenções do lobo.”
Claudia - Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho.
Playboy -Veja o que só o lobo viu!
Nova - Dez maneiras de levar um lobo à loucura...
Capricho - Esse lobo não é um gato?
Caras - Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: “Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa”.
...