TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TRANÇAS DE BINTOU

Trabalho Escolar: AS TRANÇAS DE BINTOU. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo estabelecer uma relação interdisciplinar entre o texto "Uma abordagem integrada da aprendizagem" e a história do livro "As Tranças de Bintou “, através da elaboração de uma síntese reflexiva, abordando seus aspectos teoricos, valorizando a metodologia do texto na construção de valores que visam o crescimento e aceitação do ser humano na sua integralidade, sem a roupagem de conceitos sociais que diminuam o sentimento de igualdade e liberdade que buscamos preservar.

É nessa pespectiva democrática que buscaremos evidenciar aos alunos que todos somos importantes, seja na igualdade ou nas diferenças, que temos as mesmas origens, e cada ser humano tem a sua beleza interior e exterior, que devemos valorizar a pessoa humana, não os preconceitos sociais, já que a criança está inserida em um mundo sem fronteiras e é através do reconhecimento de outras culturas e povos que ela valorizará a sua própria cultura.

“As Tranças de Bintou” conta a história de uma criança chamada Bintou, uma menina africana, que sonha em ter tranças como todas as mulheres mais velhas de sua Aldeia. Mas como ela ainda é criança, ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição de sua tribo na África as crianças só podem usar birotes (um estilo de amarrar os cabelos),só ao atingirem a juventude poderão utilizar tranças nos cabelos. Isso tudo por uma questão de facilitar e dar bem estar no dia a dias das crianças. E até mesmo resaltar de forma diferente a identidade de cada faze do ser humano.

DESENVOLVIMENTO

“As tranças de Bintou” mostra uma possibilidade de abordar o tema de forma positiva e construtiva, favorecendo o conhecimento de culturas de povos da África. O destaque é para as tranças de Bintou, num percurso de vida das pessoas que habitam a região, na visão da menina que queria ter tranças.

Essa história permite abordar componentes da identidade das crianças desde as diferentes fases da vida: infância, juventude, fase adulta, velhice e as características de cada uma, as possibilidades e limites das mesmas, além de comparações entre culturas e povos:

No continente africano também existem muitos rituais que têm o cabelo como referência. No caso da história na cerimônia de batismo, o cabelo da criancinha é raspado. A figura das pessoas mais velhas como portadores de sabedoria também é destacada. É a avó de Bintou que decide sobre o seu penteado e ainda não chegou o momento de ela usar tranças. E mesmo tendo sido prometido, sua avó lhe dá de presente o sonho que sonhou de enfeites coloridos.

A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afrodescendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Também a partir desta história podemos inferir que a Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu mais valorizada.

Essa história é uma grande lição para nós professores, que devemos nos inspirar nessa história, para ensinar e explicar o porquê daquele conteúdo, o porquê pode fazer certas coisas e por que não pode fazê-las. Desta forma, estamos ensinando com significado fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa.

A leitura deste conto faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” que para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa devem-se usar diversas atividades integrando experiências cientificas com outras áreas do currículo.

No texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem no primeiro parágrafo fala que: Ao permitirmos que as crianças percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem. Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo. Na história de Bintou isso ocorre quando a personagem não se conforma e questiona porque não pode ter tranças. É ali que entra a figura da pessoa mais experiente da família a avó. Pois assim como nas experiências científicas o aprendizado passa de geração em geração e é aperfeiçoado com o tempo.

O texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem, apresenta as experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo como uma possibilidade de enriquecimento da aprendizagem e melhor desempenho mental das crianças. É preciso manter um elo entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa.

O Principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica do educando. Neste sentido percebe-se o quanto o campo de conhecimento pode ser amplo, com uma diversidade capaz de intensificar em cada um sua melhor atuação, é de extrema importância fazer com que o conhecimento seja visto com toda essa diversidade de expressões, para que também possa haver respeito pelo desenvolvimento de cada um conforme a suas capacidades e maturidade cognitiva.

Ao integrarmos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças a aumentarem seu desempenho mental. De acordo com o texto (“Uma abordagem integrada da aprendizagem”) à medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros aumentando a retenção de conceitos. Com essa integração se propõe que o conhecimento seja exposto de forma mais abrangente e que possa com isso facilitar a sua aquisição de maneira mais prazerosa, para que estabeleça uma aprendizagem interativa, ampliando assim a visão de mundo. Seja na vida cotidiana como o caso de Bintou ou na vida acadêmica que valoriza mais as experiências científicas. Partimos da compreensão que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com