ATA Sobre Altroemérias
Casos: ATA Sobre Altroemérias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RafaelConti • 26/10/2014 • 983 Palavras (4 Páginas) • 275 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este, trabalho tem a intenção de mostrar o gênero ata, com a sua finalidade, conceito, estilo, características e para ficar melhor o entendimento foi colocado o anteceder da ata, que é a convocatória com a pauta segue com sua estrutura e finalidade
Junto a esse trabalho, possui o resumo do vídeo sobre a alstroemérias tirado do http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-rural/t/especial-de-domingo/v/cultivo-da-alstroemeria-e-delicado-e-exige-uma-serie-de-cuidados/3118199/, que foi o vídeo motivador deste trabalho.
DESENVOLVIMENTO
2.1 Ata
As características básicas da formatação de atas são:
Texto completamente contínuo, sem parágrafos ou listas de itens - ou seja, reduzido como se o texto inteiro fosse um único e longo parágrafo;
Números, valores, datas e outras expressões sempre representadas por extenso;
Sem emprego de abreviaturas ou siglas;
Sem emendas, rasuras ou uso de corretivo;
Todos os verbos descritivos de ações da reunião usados no pretérito perfeito do indicativo (disse, declarou, decidiu.).
2.1.1 Conceito:
Ata é o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para um determinado fim.
2.1.2 Finalidade:
Resumir por escrito fatos e decisões de uma assembleia, sessão, convenção ou reunião para um determinado fim.
2.1.3 Estrutura:
I - Cabeçalho/título: (número da ata, número e tipo da reunião – ordinária ou extraordinária); abertura (local), data, hora, nome da entidade reunida, nome do presidente, do(s) secretário(s) e demais participantes com suas respectivas qualificações, finalidade (pauta) da reunião; presenças (especificar o número mínimo de pessoas para realização da reunião e justificar ausências, quando previamente comunicadas); aprovação da ata anterior.
II – Desenvolvimento/deliberações: (resumo dos assuntos, discussões, decisões e resultados, em ordem cronológica).
III – Fecho: (encerramento da reunião, leitura e aprovação do texto da ata, possíveis correções e assinatura dos componentes da mesa).
2.1.4 Estilo:
Não admite rasuras, deve ser lavrada de forma que não aceite alterações (sem pular linhas, sem usar alíneas nem deixar espaço para parágrafos, por exemplo), pode ser manuscrita ou datilografada. Caso observe-se erro, após a redação de toda a ata, aplica-se a expressão “em tempo” e procede-se a correção. Todos os números são grafados por extenso.
2.2 Convocatória
(reunião, prova, depoimento etc.). Deve ser feita com antecedência para que as pessoas possam se organizar para estar presente. Diferente do convite que tem a função de solicitar a presença de alguém para estar em um lugar e/ou evento (festa, apresentação/show, conferência, reunião, etc.) para determinado fim (divertir-se, instruir-se, decidir coisas, cumprir determinado papel dentro de um processo legal na justiça, etc.). Dependendo da obrigatoriedade de aceitar o convite, temos gêneros diversificados - convocação, notificação, intimação ou convite.
2.2.1 Estrutura:
Local, data, hora, finalidade/pauta e assinatura.
Finalidade:
Convocar pessoas para determinada atividade.
ANEXOS
3.1 Anexo I – Convocatória
CONVOCAÇAO DA REUNIAO SOBRE ALSTROEMERIAS
Convocam-se os produtores Felipe Cesar Ferras, Junior Cesar Zuconelli Kerber, e o interessado na alstroemeria Mateus Balan , para uma reunião no dia 5 de fevereiro de 2014, às 14h, na sede da fazenda Dois Irmãos, para discussão da seguinte pauta :
Mudança de região
Mudanças climáticas.
Adaptação da planta.
Custo benefício da planta.
Benefícios econômicos.
Trata-se de uma GRANDE oportunidade de negócio.
Sinop, 5 de janeiro de 2014
Rafael Conti
3.2 Anexo II – Ata
...