ATPS DE HANDEBOL
Artigo: ATPS DE HANDEBOL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mary2silva • 14/9/2013 • 1.012 Palavras (5 Páginas) • 776 Visualizações
• Os fundamentos técnicos do handebol que devem ser desenvolvidos são em número de 5: passes, recepções, progressões, arremessos e dribles. Cada um deles deve ser trabalhado de acordo com suas especificidades, porém não devem ser desenvolvidos de forma isolada uns dos outros e sim de forma conjunta e integrados,
A partir de agora descreveremos cada um destes elementos de uma forma mais detalhada e específica.
Passes
Os passes são fundamentos técnicos que devem ser utilizados sempre em progressão ao gol, cujo trabalho a ser desenvolvido pelo aluno deve obedecer a algumas recomendações básicas por parte do professor. São elas:
• Passar e deslocar-se, sempre procurando os espaços vazios na quadra;
• Sempre que for passar entrar em contato visual com quem vai receber (observar a linha de passe);
• Sempre é interessante que se realize um trabalho onde exista estimulação da mudança de sentido e do ritmo do passe (quebra de ritmo e velocidade), dificultando assim a ação do adversário;
• Estimular os alunos a observarem o momento do passe (tempo do passe);
Basicamente existem 5 tipos de passes: passe de ombro, passe por trás do quadril, passe por trás da cabeça, passe de pronação e passe pendular. Quando o trabalho for de iniciação e visar o aprendizado deste fundamento, 2 tipos de situações metodológicas podem ser adotadas: o tipo simples, onde o trabalho inicial se realiza com pequenos grupos de 2-3 alunos, com uma bola e sem defensor; e o tipo complexo, onde também se trabalha com grupos de 2-3 alunos, porém com maior número de bolas e defensores em igualdade numérica. O tipo simples deve ser trabalhado primeiro e o seu objetivo é que o aluno aprenda o fundamento sem ter que se preocupar com ações defensivas. Já no tipo complexo o objetivo é que o aluno aplique o fundamento que está sendo aprendido em situações de pressão espaço-temporal (com defensores).
Também é importante dizer que não só o trabalho com passes, mas também com os outros 4 fundamentos, deve ser realizado, sempre que possível integrado a uma introdução de situações táticas que poderão vir a ser utilizados futuramente na prática esportiva do handebol.
(3.2) Recepções
A recepção é um fundamento técnico cujo principal objetivo é dar ao jogador um inteiro domínio sobre a bola passada a ele. No handebol existem 3 tipos de recepções: recepção alta, recepção média e recepção baixa.
No processo de iniciação esportiva recomenda-se que os 3 tipos de recepções sejam desenvolvidos em conjunto com os passes, sendo que a ênfase inicial do trabalho deve ser no domínio correto sobre a bola de modo que a mesma não saia da posse de sua equipe.
(3.3) Progressões
A progressão, como o próprio nome indica, é um fundamento técnico cujo principal objetivo é dar ao jogador a condição de progredir em direção a quadra adversária no intuito de conseguir o melhor posicionamento possível dentro das variantes ambientais que o jogo oferece. No handebol existem 3 tipos de progressões: o drible, os 3 passos e os 3 passos + drible + 3passos. Mais adiante descreveremos o drible de uma forma mais específica.
No trabalho para o desenvolvimento dos 3 tipos de progressões o mais importante é conscientizar o jogador de que ele sempre deve estar em um deslocamento progressivo procurando os espaços vazios em quadra, tanto quando estiver com a posse da bola como também quando estiver sem a posse da bola.
(3.4) Arremessos
O arremesso é um fundamento técnico que possibilita ao jogador fazer ou não o gol na equipe adversária. Basicamente, podemos afirmar que existem 3 tipos de arremessos no handebol. São eles: arremesso básico, arremesso com salto e arremesso com queda.
No trabalho de desenvolvimento do arremesso deve-se explorar uma maior variabilidade possível dos 3 tipos de arremessos,
...