ATPS LINGUA PORTUGUESA
Trabalho Escolar: ATPS LINGUA PORTUGUESA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gesielle • 27/3/2014 • 2.943 Palavras (12 Páginas) • 419 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
UNIDERP INTERATIVA
GESSIELLE JOIRCE DE MEDEIROS RA: 338062
LUISA NICOLINI RA:295948
A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
CAMPO VERDE-MT
2012
Sumário
APRESENTAÇAO ..................................................................................................3
A importância da Psicologia no Processo Ensino - Aprendizagem
Qual a importância da Psicologia para a Pedagogia?
Teorias, Piaget, Vygotsky, Ausubel .........................................................................4
Tabela contendo os aspectos mais significativos de cada teoria ..............................5
Mapa Conceitual .......................................................................................................7
Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos ..............................9
Aspectos do Desenvolvimento Humano
Estágios de desenvolvimento. ................................................................................10
Estrutura e aprendizagem
Quadro com no mínimo cinco jogos interativos......................................................11
Considerações Finais...............................................................................................16
Referencias Bibliográficas.......................................................................................17
1. APRESENTAÇAO
2. A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
2.1 Qual a importância da Psicologia para a Pedagogia?
A importância da Psicologia para a pedagogia no ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.
A psicologia da educação é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social). Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Focam a sua ação não apenas nas necessidades da criança na escola como, também, em outras áreas onde as experiências escolares têm impacto. Alguns psicólogos escolares centram o seu trabalho no desenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem, como no caso da Desordem por défice de atenção com hiperatividade, problemas emocionais ou problemas comportamentais.
Recai sobre o educador o compromisso de aperfeiçoamento profissional, de renovação dos paradigmas norteadores de sua ação para acolher a dimensão individual, particular e psicossocial do aprendiz, sendo resultantes desse diálogo entre as três instâncias, que são: a realidade de quem aprende, a realidade do objeto a ser aprendido e a realidade de quem ensina.
Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.
A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino, Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem edas condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida
Para termos uma compreensão sobre a aprendizagem, devemos considerar as grandes matrizes teóricas da Psicologia, no século XX, e suas elaborações. Essas teorias se apoiam.
2.2 TEORIAS
Os psicólogos educacionais desenvolvem e aplicam diversas teorias de ensino e aprendizagem que pretendem explicar como se processa a aprendizagem. Estas teorias baseiam-se em princípios diversos: científicos, mas também éticos e filosóficos. Entre as teorias mais referidas e aceites encontramos:
Cognitivismo
Construtivismo
Cognitivismo social
Teorias motivacionais
Teorias do desenvolvimento
Behaviorismo
É possível distinguir, pelo menos, dois modelos de teorias de aprendizagem: no modelo associacionista, a aprendizagem é concebida como estabelecimento de uma ligação entre estímulo e resposta, destaca-se o condicionamento clássico de Pavlov e o condicionamento operante de Skinner. No modelo cognitivista, a aprendizagem é a reestruturação cognitiva de situações problemáticas, destaca-se David Ausubel, Piaget e Vygotsky.
...