ATPS Variação Linguísticas
Pesquisas Acadêmicas: ATPS Variação Linguísticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Algarve • 9/8/2014 • 813 Palavras (4 Páginas) • 489 Visualizações
ATPS
Variação Linguística: Conceito
As variedades do português brasileiro
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A LINGUAGEM E A ESCRITA
FALA ESCRITA
Informal
Permite o uso menos formal da língua. Formal
Regras da norma culta da língua predominam.
Formada por fonemas Formadas por letras e símbolos gráficos
Acompanha entonação de voz, gestos, pausas e mímicas. Emprega sinais de pontuação e recursos visuais.
Adquirida no lar de forma natural. Adquirida sobre tudo na escola.
Usada no dia-a-dia, espontaneamente. Empregada apenas em determinadas circunstâncias.
Emissor e receptor estão presentes em um tempo e lugar no ato da conversação. Emissor e receptor, nem sempre estão presentes.
Incorrigível, uma vez que o receptor já ouviu a forma errada. Corrigível, à medida que se percebe erro e o receptor ainda não leu.
Palavras que mudam a fonética na pronúncia
Escrita Fala Mudança
Casa Caza s por z
Expresso Espresso x por s
Exemplo Ezemplo x por z
Caixa Caxa i (desaparece)
Ouro Oro u (desaparece)
Muito Muinto n (acrescentado)
Arranha Arrãnha a por ã
Espaço Espasso ç por ss
Alface Alfassi ce por ssi
Quer Qué r por é
Resenha crítica do Cap. 3
PLT – 493
Variação Linguística
“Ler significa em primeiro lugar, ler criticamente, o que quer dizer perder a ingenuidade diante do texto dos outros, percebendo que atrás de cada texto há um sujeito com uma prática histórica, uma visão de mundo (um universo de valores), uma intenção. Significa também ler compreensivamente, o que implica reagir ao texto, responder a ele, identificando as vozes sociais que o compõem e concordando com elas e delas discordando, rindo delas, emocionando-se com elas, aplaudindo-as, rejeitando-as, assimilando-as, repetindo-as, redizendo-as, parodiando-as.”
Carlos Alberto Faraco (UFPR)
Conhecer e dominar a comunicação formal, com certeza, abre caminhos e possibilidades de ascensão social a indivíduos e grupos e também possibilita a perfeita interação com os meios de comunicação e um entendimento concreto de mundo.
Apesar disso, é necessário refletir sobre as variações populares da língua, compreender as formas de expressão de diferentes grupos sociais, a diversidade linguística e a constatação de que a língua é dinâmica e se reinventa o tempo todo. O papel da escola ainda continua sendo o de ensinar a norma culta da língua brasileira, mas, também o de privilegiar as mais variadas formas de expressão, sem que as regras que regem a língua portuguesa sejam desqualificadas.
No entanto, em um país como o Brasil, as variações linguísticas, se revelam amplas e fortificadas nas suas raízes históricas, sociais e regionais e, não há como desprezar esse saber, não podemos
...