TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acordo Ortográfico X Internetês

Trabalho Universitário: Acordo Ortográfico X Internetês. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Entendo que existem dois pontos que precisamos levar em consideração: a questão da Comunicação e do estudo da Língua Portuguesa.

Como ser social, o homem, ao longo de sua evolução, estabelece relações com os seus semelhantes, interage em sociedade, seja através da palavra falada ou da escrita.

Se analisarmos pelo aspecto da comunicação, entendo que existem variadas formas de transmissão de uma mensagem e, para que haja uma perfeita adequação, é preciso que o emissor e o receptor estejam em sintonia com o código da mensagem, ou seja, para que a comunicação seja eficiente, ela não precisa apenas estar fundamentada na norma culta, é preciso levar em consideração o seu receptor, a forma que a mensagem será transmitida, o meio social e em que contexto essa comunicação irá ocorrer.

Vemos isso muito claramente na diferença entre a linguagem falada e a escrita. Durante a fala, a linguagem utilizada, na maioria das vezes, é a informal e, por isso, usamos construções gramaticais que não são permitidas no momento da escrita. Entendo que o mesmo acontece com relação à escrita formal e à escrita virtual.

Hoje, vivemos em um mundo globalizado, no qual a velocidade das informações e o desenvolvimento tecnológico transformam a sociedade. Vivemos em um mundo cercado de diferentes recursos tecnológicos, que vão desde os aparelhos de celular até os caixas eletrônicos nos bancos, a internet, etc. E essa modernidade, aliada à economia de tempo, passou a exigir uma linguagem mais ajustada à rapidez da comunicação virtual, a chamada “internetês”, que utiliza símbolos, gírias, e abreviaturas de diversas maneiras.

Não acredito que a escrita virtual, utilizada nas redes sociais, venha a promover danos na ortografia oficial. Entendo que cada escrita possui o seu espaço e que elas podem conviver de forma harmoniosa. O uso de uma linguagem fora do padrão recomendado pelas gramáticas normativas na internet é uma realidade da qual não podemos fugir. O que precisamos é saber como utilizá-la, ou melhor, em qual contexto essa prática deve ou não ser inserida. Uma coisa é a utilização de gírias e de escrita “resumida” na informalidade e com amigos. Outra é levar esses vícios para todo tipo de comunicação. Se a escrita virtual for aproveitada de forma correta, como um meio de comunicação informal, acredito que esse tipo de escrita é um recurso interessante e que facilita bastante a agilidade das conversas. Mas, ela não pode ser o único recurso. É fundamental que haja um cuidado e uma preocupação constante com o aprendizado do padrão formal da língua, sem falar no discernimento necessário para entender em qual contexto cada escrita (formal e virtual) deve ser utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com