Adoro Leitura
Pesquisas Acadêmicas: Adoro Leitura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: demolidor • 17/9/2014 • 319 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
Síntese:
A poetisa Cecília Meireles (1901 – 1964), reuniu 57 poemas que falam, com muita sensibilidade e ternura, sobre os sonhos, os jogos, flores e animais, brinquedos e mundo infantil. A musicalidade que surge através das rimas e a leveza com que são apresentadas as palavras encantam as crianças que entendem perfeitamente a mensagem que os poemas revelam e que evocam também na alma dos adultos a criança adormecida relembrando sua infância. Cecília brinca com as palavras tornando-as agradáveis e próximas, talvez seja essa a maior qualidade deste livro, pois de uma forma aparentemente simples e delicada envolve e sensibiliza leitores e ouvintes, particularmente as crianças, que se descobrem através dos poemas justamente por retratarem o mundo infantil e essa também é uma excelente maneira de que adquiram o gosto pela leitura.
Algumas trazem o humor, que em situações engraçadas, apresentam como é possível observar o mundo sob outro olhar, outras trazem a melancolia, a solidão, a alegria e a possibilidade de identificar que muitos sentimentos podem conviver e se revelarem naturalmente, não se pode ter tudo, mesmo para realizar um desejo, algo precisa ser sacrificado e como nos ensina a poetisa: ou isto ou aquilo: ou aquilo ou isto...e vivo escolhendo o dia inteiro!
Ou Isto ou Aquilo
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
...