Agronegocio
Trabalho Escolar: Agronegocio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fcp1982 • 14/10/2014 • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 856 Visualizações
1. Quais são os fatores de textualidade? (0,25)
Resposta
Intencionalidade, Aceitabilidade, Situacionalidade, Informatividade e Intertextualidade.
02. Qual fator de textualidade está presente no texto abaixo? Justifique sua resposta. (0,25)
ddddddddddd
Resposta
Intertextualidade, pois neste trecho do Hino Nacional o autor fez uso de alguns versos de Gonçalves Dias da Canção do Exílio “Nossos bosques têm mais vida”,“Nossa vida” “mais amores”. Neste fator de textualidade, a recepção de um texto depende do conhecimento de outros textos anteriormente produzidos.
03. Selecione um entre os textos abaixo e faça uma análise interpretativa. Observe o exemplo abaixo. (0,75)
Exemplo:
Análise interpretativa: A charge refere-se à morte de Steve Jobs, criador da Apple, ocorrida em outubro de 2011 (informatividade). O chargista usa a intertextualidade indireta, por intermédio da imagem da maça mordida (símbolo da Apple), que é apresentada ao receptor na cor preta – luto. O texto apresentado na “mordida” informa ao receptor que parte do continente asiático (China, em especial) tem sua mão de obra explorada. Segundo relatórios da US. National Labor Committee, dos EUA, os empregados são menores de 16 anos, trabalham até 15 horas, comem e dormem na fábrica em condições miseráveis e subumanas, além das meninas serem vítimas de assédio sexual pelos guardas masculinos das fábricas. Para o chargista, embora “o mundo todo chore”, essa parte, em especial, “não tem motivos” pra chorar a morte precoce de Jobs.
Observação: a leitura de textos não verbais é possível a partir do conhecimento sobre o assunto/tema abordado, seja esse conhecimento adquirido de outros textos (verbais e/ou orais). Ou seja, quando nos deparamos com textos como a charge, que só terá sentido se acompanhamos os acontecimentos político-sociais que nos circundam, caso contrário a leitura não acontecerá. O chargista usa intertextualidade indireta.
a) Juventude Digital
b) Poupança
c) Sem título
http://www.chargeonline.com.br/doano.htm
Aroeira para Jornal O Dia
d) Obras da copa
http://www.chargeonline.com.br/doano.htm
Clayton para O Povo – o jornal do Ceará
Analise Interpretativa – A charge refere-se às obras em atraso para sediar no Brasil a copa do mundo de 2014, o chargista fez uso da intertextualidade indireta, pois usou o símbolo maior do evento, a taça, mas colocou nela uma lesma para transmitir a sociedade de forma humorística o andamento das reformas e novas instalações das estruturas físicas que envolverão este acontecimento.
04. O emprego INADEQUADO de palavra(s) torna contraditória a seguinte frase (0,25)
a) É recomendável o uso de cinto de segurança na cidade; há quem pense em torná-lo compulsório.
b) A ética na política deve ser vista como inalienável, não como hipótese de virtude.
c) Aos estudantes foi facultado o uso de avental, sem o qual só excepcionalmente poderão assistir às aulas.
d) Ele se envolveu na campanha com grande empenho, sincero e interessado.
e) Aquele comerciante é intransigente quanto ao preço, sendo generoso no prazo de pagamento.
05. Os textos a seguir apresentam problemas de coerência. Identifique qual tipo de incoerência. (0,50)
a) “Havia um menino muito magro que vendia amendoins numa esquina de uma das avenidas de São Paulo. Ele era tão fraquinho, que mal podia carregar a cesta em que estavam os pacotinhos de amendoins. Um dia, na esquina em que o menino ficava um motorista, que vinha em alta velocidade, perdeu a direção. O carro capotou e ficou de rodas para o ar. O menino não pensou duas vezes. Correu para o carro e tirou de lá o motorista, que era um homem corpulento. Carregou-o até a calçada, parou um carro e levou o homem para o hospital. Assim, salvou-lhe a vida”.
Resposta: incoerência narrativa, pois se o menino era tão fraquinho como pode carregar o homem corpulento? Impossível.
b) Prezado Antônio, neste momento quero expressar meus profundos sentimentos por sua mãe ter batido as botas.
Resposta: Falta de coerência estilística, pois ele usou
...