Antecedentes psicologicos da psicologia cognitiva
Por: Murillo Antonio de Araújo junior • 15/6/2021 • Trabalho acadêmico • 276 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
Antecedentes Psicológicos da Psicologia Cognitiva
Estruturalismo
O estruturalismo foi a primeira grande escola de pensamento na psicologia, acaba por tentar entender a mente e suas percepções pela análise das mesmas e os componentes constitutivos.
Funcionalismo
O funcionalismo tenta entender o que as pessoas fazem e por que Faz. Este problema principal está relacionado com Estruturalistas que querem saber qual é o conteúdo (Estrutura) Pensamentos humanos.
Associacionismo
O Associacionismo investiga como eventos e ideias estão conectados e fornecem aprendizado na mente.
Por exemplo, a associação pode ser por meio de continuidade (tende a seguir ao mesmo tempo ou quase simultaneamente), semelhança (tópicos semelhantes ou quase) ou contraste (associar assuntos que parecem apresentar o oposto um do outro exemplo: Luz/Escuridão, Amor/Ódio, alegria/tristeza).
Do Associacionismo ao behaviorismo
Outros pesquisadores contemporâneos de Thorndike conduziram experimentos para estudar a relação com estímulos animais. Diferente daqueles usados por Thorndike e seus membros.
Alguns desses pesquisadores, como Thorndike e outros associacionistas, estudaram as respostas voluntárias. Outros estudaram respostas de gatilho que reagem involuntariamente a eventos aparentemente externamente relevantes.
Críticas ao behaviorismo
Alguns psicólogos rejeitam o behaviorismo radical. Eles são curiosos sobre a mente que está naquela misteriosa caixa preta(mente).
Aprender não é apenas por causa de recompensas diretas pelo comportamento. Também pode ser social, derivado da observação de recompensas ou punições dadas. Nós lideramos pelo exemplo. Este tipo de aprendizagem social é considerado aberto Um método para verificar o que está acontecendo na mente do indivíduo.
Critica infundada
Psicologia da Gestald
Afirma compreender melhor os fenômenos psicológicos durante a observação. Eles gostam de tudo organizado e estruturado. De acordo com esta visão, não se pode decompor fenômenos em menores partes e compreender totalmente.
De acordo com a perspectiva gestaltista “o todo e diferente da soma de suas partes”
...