Análise Do Livro Til - José De Alencar
Exames: Análise Do Livro Til - José De Alencar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lorena.colotta • 12/6/2013 • 866 Palavras (4 Páginas) • 4.033 Visualizações
Análise da obra Til, de José de Alencar
• INTRODUÇÃO
Til foi uma obra publicada entre 1871 e 1872 no folhetim do jornal “A Republicada”, em que os capítulos são curtos e terminam num momento de clímax. Além disso, há na obra um forte suspense e soturno, repleta de aventuras e momentos de tensão.
Til é o apelido da personagem principal, a Berta, que é uma representação da heroína romântica, pela sua beleza, compaixão e outras virtudes.
• QUEM FOI JOSÉ DE ALENCAR?
José de Alencar (1829-1877) foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista. Destacou-se na carreira literária com a publicação do romance "O Guarani", em forma de folhetim, onde alcançou enorme sucesso. Foi considerado um escritor rebelde e um percursor da revolução modernista de 1922. Sua maior preocupação era de criar um estilo brasileiro sem depender das influências de fora, ter um estilo exuberante, pessoal e longe de modismo.
O regionalismo presente em suas obras e abriu caminhos para outros sertanistas, preocupados em mostrar o Brasil rural. Criou uma literatura nacionalista onde se evidencia uma maneira de sentir e pensar tipicamente brasileiras. Suas obras são repletas de usos e costumes observados pessoalmente por ele, com o intuito de, cada vez mais, abrasileirar seus textos.
• A OBRA
Publicado em 1872, José de Alencar mostra neste romance, escrito em sua fase regionalista, o cotidiano, costumes e linguagens rurais numa fazenda do interior paulista do século XIX. Berta, também conhecida pelo apelido Til, é a típica heroína romântica de alma bondosa que se sacrifica em prol de todos.
• CLASSIFICAÇÃO LITERÁRIA
O livro Til é um romance regionalista da escola literária do romantismo, pois o autor descreve algumas questões sociais da região citada, como a diferença entre escravos, capangas, pobres e ricos donos de terras, costumes locais e um linguajar típico de uma população rural. Além disso, há a idealização da natureza e da pátria, caracterizando o Romantismo.
• FOCO NARRATIVO
A narração é predominantemente em terceira pessoa e o narrador é onisciente, ele conhece todos os pensamentos e planos das personagens. “(...) Brás sentia e pensava unicamente pela alma dela (...)”.
• TEMPO
O livro é dividido em dois planos, um é a história contada, que é o plano principal, onde as personagens são apresentadas, e o outro é o passado das personagens e revelações sobre a trama. O autor utiliza uma maneira que não necessite de seguir uma cronologia, facilitando a leitura.
• ESPAÇO
Parte da trama de Til se passa em uma fazenda situada na cidade que hoje se chama Americana, a Fazenda de Palmas. Também ocorre na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, próxima a Campinas, no estado de São Paulo e cita cidades como Itu e Vila de Piracicaba. A floresta a beira da estrada, o Bacorinho e a Ave-Maria são lugares criados pelo autor.
• PERSONAGENS
Berta/Til/Inhá: É a personagem central do livro, filha bastarda do fazendeiro Luis Galvão com uma pobre moça da vila, Besita. Foi criada por Nhá Tudinha. É uma adolescente bonita, graciosa e espontânea, atraindo para si o amor e carinho de todos. É chamada de Inhá por Miguel e de Til por Brás.
Miguel: Filho de Nhá Tudinha, inicialmente apaixonado por Inhá, e depois se apaixona por Linda, mas como é pobre, decide estudar para ascender
...