Apostila De Redação
Trabalho Escolar: Apostila De Redação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: koch2013 • 28/3/2015 • 5.218 Palavras (21 Páginas) • 257 Visualizações
Manual de Redação para o Enem: confira as dicas para um texto nota 1.000
1. Qual é o tipo de texto que eu tenho que escrever no Enem?
O estudante terá que escrever um texto em prosa – ou seja, não pode ser uma poesia – do tipo dissertativo-argumentativo. Nesse tipo textual, você deverá defender uma tese, que nada mais é do que uma opinião a respeito do tema proposto. No texto você deverá apoiar a sua tese em argumentos. Eles precisam ser consistentes e estruturados de forma coerente. No final, é importante que você apresente uma “proposta de intervenção social”.
2. Qual é o número ideal de linhas para a redação?
Não existe um tamanho ideal, tudo vai depender dos argumentos que você vai utilizar. O importante é respeitar o mínimo de 8 e o máximo de 30 linhas.
3. A redação precisa ter título?
Esse é um item opcional. Fica a critério do aluno escrevê-lo ou não.
4. Em que casos uma redação pode ser anulada?
- se o aluno fugir do tema,
- se não usar a estrutura dissertativo-argumentativa. Por exemplo: escrever um texto narrativo ou uma poesia,
- se o texto tiver menos de oito linhas,
- se houver desrespeito aos direitos humanos,
- se a folha de redação estiver em branco, mesmo que o rascunho esteja preenchido.
5. Para que servem os textos de motivação? Posso utilizá-los na minha redação?
O tema apresentado como proposta de redação vem sempre acompanhado de textos motivadores. Em geral, são dois textos em linguagem verbal e um em linguagem não verbal – uma foto, uma charge ou ilustração - que remetem ao tema proposto. Os textos motivadores servem para fazer o candidato refletir a respeito do tema sobre o qual ele terá que escrever. São como um “guia” para indicar o que está sendo solicitado, mas o estudante não deve se prender às ideias ali apresentadas na hora de escrever a redação. Você não deve copiar trechos do texto motivadores porque perderá pontos na avaliação de algumas competências, como por exemplo, a que mede a sua capacidade de argumentação. Se você copiar parte dos textos motivadores, esses trechos serão desconsiderados para efeito da contagem do mínimo de linhas.
6. Não sei por onde começar o texto. Como organizar as ideias?
A sua redação precisa seguir uma lógica e ser bem encadeada. Por isso, antes de tudo, é preciso planejá-la. Veja um passo a passo que pode ajudar a organizar as ideias:
1. Leia com atenção as instruções, a proposta da redação e os textos motivadores, para compreender bem o que está sendo pedido.
2. Evite ficar preso às ideias dos textos motivadores. Eles foram apresentados apenas para despertar uma reflexão, não para limitar sua criatividade.
3. Reflita sobre o tema proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu ponto de vista e quais argumentos vai utilizar para defendê-lo.
4. Reúna todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las em uma ordem coerente para utilizá-las no desenvolvimento do texto.
5. Desenvolva o tema de forma consistente de modo que o leitor possa acompanhar o seu raciocínio facilmente
6. Lembre-se de que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal.
7. Use informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo.
8. Evite recorrer a reflexões e argumentos previsíveis ou batidos para que o seu texto não fique pouco original
9. Um dos principais problemas identificados nas redações é a fuga ao tema. Tome cuidado para se manter dentro do limite do tema proposto, sem se afastar do foco
10. Por fim, examine com atenção a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim.
DICAS DE COMO SE INICIAR UMA REDAÇÃO
Levantamento de Frases-modelo para Introdução de um texto
Estas frases ajudam no início da introdução. Não tome estas frases como regra infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em seu texto. Só depois disso, use estas frases:
a) É de conhecimento geral que
b) Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa-se…
c) Nesse caso, utilizei circunstância de lugar (em nosso país) e de tempo (há tempos). Isso é só para mostrar que é possível acrescentar circunstâncias diversas na introdução, não necessariamente estas que aqui estão. Outro elemento com o qual se deve tomar muito cuidado é o pronome se. Nesse caso, ele é partícula apassivadora, portanto o verbo deverá concordar com o elemento que vier à frente (singular ou plural)
d) Cogita-se, com muita freqüência de…
O mesmo raciocínio da questão anterior, agora com a circunstância de modo (com muita frequência)
a) Muito se tem discutido, recentemente, acerca de…
b) Muito se debate, hoje em dia…
Partícula apassivadora novamente. Cuidado com a concordância.
a) O (A) __________ é de fundamental importância em…
b) É de fundamental importância o (a)___________.
c) É indiscutível que…/ inegável que…
d) Muito se discute a importância de…
e) Comenta-se, com frequência, a respeito de…
f) Não raro, toma-se conhecimento, por meio de…, de
g) Apesar de muitos acreditarem que… (refutação).
h) Ao contrário do que muitos acreditam … (refutação).
i) Pode-se afirmar que, em razão de …( devido a, pelo)
j)
...