TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Minas De Prata

Artigos Científicos: As Minas De Prata. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  2.293 Palavras (10 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 10

Vida e livros deste importante representante da literatura nacional, o romance indianista, o Romantismo, Iracema, O Guarani, e outras obras importantes do autor.

José de Alencar: importante escritor do romantismo brasileiro

Biografia, estilo e obras

O escritor brasileiro José de Alencar nasceu no Ceará, região nordeste do Brasil, no ano de 1829. Antes de iniciar sua vida literária, atuou como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça. Aos 26 anos publicou sua primeira obra: “Cinco Minutos”.

Podemos considerar Alencar como o precursor do romantismo no Brasil dentro das quatro características: indianista, psicológico, regional e histórico.

Este autor brasileiro utilizou como tema o índio e o sertão do Brasil e, ao contrário de outros romancistas de sua época que escreviam com se vivessem em Portugal, Alencar valorizava a língua falada no Brasil.

Escritor de obras com estilos variados, este escritor cearense criou romances que abordam o cotidiano. Deste estilo literário, também conhecido como romance de costumes, destacam-se os livros: Diva, Lucíola e A Viuvinha. Foram também de sua autoria os romances regionalistas: O Sertanejo, O Tronco do Ipê, O Gaúcho e Til. Dos romances históricos fazem parte: As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates.

No romance indianista de José de Alencar, o índio é visto em três etapas diferentes: antes de ter contato com o branco, em Ubirajara; um branco convivendo no meio indígena, em Iracema e o índio no cotidiano do homem branco, em O Guarani.

É dentro do estilo indianista do escritor José de Alencar que está sua obra mais importante: Iracema. Outra obra também considerada de grande valor literário é O Guarani, pois aborda os aspectos da formação nacional brasileira.

Apesar de ser mais conhecido por suas obras literárias, o escritor brasileiro José de Alencar fez também algumas peças de teatro: Nas Asas de um Anjo, Mãe, O Demônio Familiar.

Faleceu aos 48 anos de idade, em 1877, deixando inúmeras obras que fazem sucesso até os dias atuais.

segunda biografia

José Martiniano de Alencarnasceu em Mecejana, estado do Ceará em 1º de maio de 1829. Seu pai era um senador empolgado pela causa pública. Sua mãe era conhecida pela alta dose de tolerância, persistência, abnegação. José de Alencar atribuía a ela o haver desenvolvido imaginação e capacidade para o sonho.

Estudante sério, compenetrado, ausente das aventuras e noitadas, José de Alencar era um leitor de largo fôlego e assídua freqüência aos livros.

Aos 17 anos, matriculou-se no curso de Direito na Faculdade Paulistana onde passou quatro anos. Regressando ao norte, ingressou na Faculdade de Olinda, Pernambuco. Nesta ocasião, visitou sua terra natal passando onde ficou por dois meses. O contato com aquela realidade, o ar do sertão, as histórias e a gente do lugar são determinantes para que surja aquele que nascera para ser escritor. A influência da terra e da gente, as histórias ouvidas em criança, a leitura a seu gosto, das epopéias indígenas e finalmente, documentos coloniais, resultaram no germe dos seus livros indianistas.

Por motivo de uma enfermidade, teve de retornar à São Paulo onde concluiu seus estudos e tornou-se advogado. O trato das leis era sua profissão, o cultivo das letras a sua obsessão e vereda para a glória.

Aproximou-se dos jornais e logo se tornou um destacado jornalista abrindo as comportas de tudo quanto armazenara de capacidade e de criação em vários anos. Conquistou prestígio chegando a ser diretor do jornal onde teve a oportunidade de revelar-se romancista publicando em folhetins os romances “Cinco Minutos”, parte de “Viuvinha” e “O Guarani”.

Em diferentes etapas, fez-se professor de direito mercantil, diretor de seção da Secretaria da Justiça e consultor do mesmo Ministério.

Foi um homem que prezava a vida familiar estável. Era tímido e avesso ao mundanismo da corte. Em nenhuma fase da sua carreira foi um homem comunicativo, sociável. Soube lutar quando necessário sem que jamais alguém o conseguisse calar. Romântico sem sociabilidade, nunca quis figurar nas festas e reuniões literárias bem como se negou a colaborar com revistas e anuários.

Ingressou na política onde experimentou as amarguras da perda da simpatia popular.

De súbito, uma palidez no rosto é diagnosticada como Tuberculose pulmonar e o remédio indicado é uma viagem à sua terra natal.

Entrega-se por inteiro à literatura. Nela, é considerado o precursor do romantismo no Brasil dentro de quatro características: indianista, psicológico, regional e histórico. José de Alencar utilizou como tema o índio e o sertão do Brasil. Em suas obras, valorizou a língua falada no Brasil, a despeito de escritores da época que usavam a língua de Portugal. Escreveu obras de estilos variados e criou romances que abordam o cotidiano. Algumas de suas obras destacadas são:

Indianistas: Ubirajara, Iracema, O Guarani.

Psicológicos: Diva, Lucíola, Senhora, A Viuvinha.

Regionalistas: O Sertanejo, O Tronco do Ipê, O Gaúcho, Til.

Históricos: As Minas de Prata, A guerra dos Mascates.

Fez algumas viagens pela Europa. De volta ao Brasil, falece ao lado da esposa e filhos em 12 de dezembro de 1877, aos 48 anos.

Suas obras são clássicos muito lidos atualmente. Tamanho valor da literatura Alencariana pode ser comprovado pelo sucesso de telenovelas baseadas em suas obras. Mais recentemente, em 2005, a Rede Record de Televisão exibiu a novela “Essas Mulheres,” baseada nos romances ‘Lucíola’, ‘Diva’ e ‘Senhora’, de José de Alencar.

José de Alencar ocupa a posição de patrono da cadeira 23 na Academia Brasileira de Letras.

Fontes

Donato, Hernani – Grandes Vultos das Letras Nº 09 – Edições Melhoramentos – SP

Academia Brasileira de Letras.

romancehistorico- as meninas de prata .

Jose de alencar

As Minas de Prata, de José de Alencar, é uma espécie de modelo de romance histórico tal como esse tipo de romance

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com