As Tranças De Bintou
Monografias: As Tranças De Bintou. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cachorra • 3/10/2013 • 1.868 Palavras (8 Páginas) • 276 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre o livro literário “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. O livro conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição local criança só pode usar birotes.
Quando a avó de Bintou fala-lhe sobre as questões de como as mães pararam de deixar as meninas terem cabelos longos ela resmunga, porém, conforma-se e torna-se a heroína da história por salvar os dois amigos. Entretanto, no final da história ela fica feliz com seus cabelos enfeitados por belas fitas coloridas com conchinhas, ela sente-se realizada, pois sem preconceitos nem resistências, mesmo se tratando de uma menina pequena. No texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem no segundo parágrafo fala que: “Ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo”.
Contudo esse trabalho nos leva a refletir sobre as diferenças raciais, diversidades, nos mostra como podemos trabalhar essas diferenças dentro da escola. Considerando o texto científico, observa-se que se agregado a outras áreas do currículo escolar, ele melhora o desenvolvimento das crianças, porque mostra formas diferentes de ensinar, de transmitir conhecimentos, orienta como ensinar os eixos norteadores para as crianças de diversas formas, fazendo com que estas sintam prazer em aprender.
SÍNTESE REFLEXIVA:
As experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo possibilitam o enriquecimento da aprendizagem e melhoram o desempenho mental, utilizando-as como um elo entre as diferentes áreas curriculares e as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa. O Principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica e responsável, estimula a criatividade e promove uma integração dos saberes. É Preciso que o professor torne-se interdisciplinar, buscando se apropriar das relações que se estabelece com outras ciências. Esta abordagem parte da necessidade de se relacionar as questões curriculares a um contexto mais amplo, que alcance outros setores da vida em sociedade.
No texto “As Tranças de Bintou” apresenta características interessantes, aborda diferentes temas, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva. A História fala sobre angústias que surgem no processo de crescimento e da pluralidade cultural africana. A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afro-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. A leitura deste conto faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” que para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa devem-se usar diversas atividades integrando experiências cientificas com outras áreas do currículo, desta forma ocorrerão diversas conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem que fará com que a criança associe e retenha os conteúdos com maior facilidade. Como consta no texto, existem inúmeras formas de ensinar, utilizando experiências diferentes, em cada área da educação, assim podendo ensiná-las o princípio e respeito às diferenças, tanto no que diz respeito às deficiências físicas, quanto à raça, cor ou classes sociais. Devemos buscar formas de trabalhar pedagogicamente temas que envolvam as questões de discriminação no Brasil, tentando excluir os preconceitos e construir uma Pedagogia Multicultural. Voltando ao texto, a menina Bintou sonha com longas tranças, mas o que ela tem na cabeça são quatro birotes, pois em sua cultura as crianças devem ser livres da vaidade, elas devem brincar, aprender, fazer amigos, enfim, soltar a imaginação e viver a infância verdadeira como deve ser ao contrário do que acontece nos dias atuais. O conto “As tranças de Bintou” é um excelente material didático para trabalhar as diversas inteligências e conteúdos propostos para a educação infantil, além de cumprir a Lei número 10.639 que estabelece que a cultura afro descendente deve ser trabalhada nas escolas, como parte integrante do currículo.
Em relação ao texto literário, apresento algumas propostas de atividades interdisciplinares na área da Educação Infantil.
NATUREZA E SOCIEDADE:
Conteúdo: Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado / Compreendendo a diversidade cultural.
Objetivos:
-Identificar as diferenças dos grupos sociais.
-Compreender o passado e associar o presente.
-Sensibilizar o aluno para perceber e aprender a lidar com as diferenças individuais.
Ao final da aula espero que o aluno saiba: perceber, compreender e respeitar as diferenças existentes entre os grupos sociais quanto a sua etnia, seus costumes, crenças e idiomas.
Procedimentos Metodológicos: Formar uma roda com as crianças para realizar conversas e leitura de diversos livros que contém histórias dos povos, indígenas, africanos e europeus, que contribuíram para a diversidade cultural através de suas heranças ao povo brasileiro destacando a importância de aceitar, compreender e respeitar as diferenças, resgatar conceitos, normas e brincadeiras do passado e comparar com as do presente permitindo a interação entre os fatos, as fantasias e os sentimentos, encorajando cada criança a soltar sua imaginação realizando a troca de informações e releitura das histórias apresentadas com suas palavras e ideias a respeito de cada grupo trabalhado. Utilizando revistas solicitar às crianças que criem um painel interligando cada grupo social com costumes e crenças próprios, em seguida apontar em que aspectos se assemelham e promover o debate entre eles para que compreendam que as diferenças culturais não tornam nenhum grupo social mais importante que outro.
Avaliação: Observação contínua das atividades desenvolvidas para verificação do grau de alcance dos objetivos propostos, ou seja, se todos os alunos são capazes de compreender e respeitar as diferenças existentes
...