As Tranças De Bintou
Exames: As Tranças De Bintou. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunajmacedo1985 • 9/10/2013 • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 213 Visualizações
1 SÍNTESE REFLEXIVA
O processo de aprendizagem é extremamente complexo, não se restringindo à aquisição de respostas ou mesmo do conhecimento. É uma abordagem ao currículo, ao ensino e avaliação, para apoiar os professores e fundir as Inteligências Múltiplas e os estilos de aprendizagens de forma significativa e prática e tudo só depende de sua aplicabilidade, ou seja, do professor usar em sala de aula.
Vivemos e aprendemos num mundo cada vez mais marcado pela diversidade. Quase diariamente, surgem novos alunos, novas questões e novas ideias, fomentando a visão de que todas as formas de diversidade devem ser tidas em conta – diversidade intelectual, física e cultural. A aprendizagem integrada visa criar um ambiente em que todos os discentes sentem que as suas ideias, os seus contributos e o seu trabalho são valorizados e que têm a capacidade de serem bem sucedidos. A aprendizagem integrada pode ser implementada para desenvolver o currículo, a instrução e a avaliação, ajudando também os alunos a serem mais reflexivos e autoconscientes. A aprendizagem integrada respeita estas realidades. Esta abordagem é concebida de forma a poder ser facilmente incorporada nas práticas atuais, sem obrigar os professores a repensarem tudo aquilo que fazem.
O conto africano “As Tranças de Bintour” narra à história de uma menina chamada Bintou, que sonhava ter tranças compridas e belas como das mulheres de sua aldeia. Ela sempre questionava as pessoas, a natureza o porquê de ter quatro birotes ao invés de ter tranças. Este conto reforça a beleza, tradição e encantamento de outra cultura a africana, onde mostra a pluralidade de idéias e o amadurecimento, as atitudes solidárias e a compreensão e paciência dos adultos com as crianças. Respeitando e valorizando sem preconceito as diversidades culturais e transmitindo o valor de uma boa educação tanto na escola como em casa.
Como fenômeno presente no meio social, o preconceito é fruto da
cultura e paradigma dual, hierárquico e fragmentador.
Cada vez mais, e necessariamente, percebemos que a presença na rede regular de ensino, de crianças e jovens com algum tipo de “deficiência” bem como a multiplicidade étnica, cultural e social. Muitas vezes a educação também deixa a margem e exclui, por diversas razões que vão desde o difícil acesso aos diversos níveis de ensino, a falta de estrutura escolar para atender a diversidade, propostas coerentes e até mesmo o pré-conceito velado ou explicito. O texto mostra a importância do brincar na vida da criança seja ela de qualquer etnia ou cultura, valorizando as diversidades culturais dos afro-descendentes, um povo rico em conhecimentos e valores e que devem ser cultivados.
E o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” faz uma grande relação com o conto que mostra que devemos trabalhar com as crianças de forma integrada e diferenciada respeitando suas Inteligências Múltiplas, de forma a proporcionar vários saberes explorando a aprendizagem de diversas áreas do conhecimento no processo de formação e desenvolvimento das crianças, através do convívio com as experiências, nas práticas sociais que acercam. Pois, depois de Bintou ter compreendido o porquê as crianças usavam birotes ela amadureceu e se tornou uma criança feliz por quem é e pela família que tem.
E através da história de Bintou podemos trabalhar alguns elementos nas áreas do conhecimento contextualizando e trabalhando de forma interdisciplinar como, por exemplo: Na Alfabetização; usar somente a imagens dos textos e pedir para as crianças recontar o conto. Artes e Música; momento onde os povos da aldeia estavam muitos felizes dançava e cantava para comemorar o batizado do irmão de Bintou e quando ela vê as diferenças das tranças das mulheres da aldeia. Natureza e Sociedade; quando Bintou olha para o céu e pergunta para a natureza, os pássaros e a si mesma quando é que vou ter tranças longas. Matemática; a quantidade de birotes na cabeça de Bintou.
Através deste conto “As tranças de Bintou” podemos trabalhar de forma integrada e interdisciplinar as áreas do conhecimento.
Atividades para a área de Natureza e Sociedade:
Conteúdo: Os seres vivos e os seres não-vivos.
1º passo: Xerox da imagem do momento em que Bintou vê sua imagem nas águas do rio junto com os pássaros, e ao lado da figura colacar desenhos de leite, minhoca, roupas e ninhos.
...