As Tranças De Bintou
Casos: As Tranças De Bintou. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lisica • 10/10/2013 • 911 Palavras (4 Páginas) • 235 Visualizações
Este trabalho acadêmico tem por objetivo realizar uma síntese reflexiva entre a história ‘’ As tranças de bintou’’ e o texto ‘’uma abordagem integrada da aprendizagem’’.
Na história ‘’As tranças de bintou’’ escrita por Sylviane A. Diouf, a menina chamada Bintou sonha em possuir belas tranças compridas e enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas, mas por ser criança, e conforme as tradições da sua aldeia as crianças podem somente usar birotes nos cabelos, que segundo a concepção da menina, que acha seus cabelos curtos, crespos, bobos e sem graça, ela seria mais feliz de trança. A irmã de Bintou, Fatou, usa tranças e é muito bonita.
No batizado do irmão de Bintou, sua vovó Soukeye, veio visitar a família e participar dos festejos.
Ao integrarmos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças aumentarem seu desempenho mental.
Á medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros, aumentando a retenção de conceito. Crianças com talentos intelectuais diferentes podem encontrar vias de aprendizagem mais significativas e emocionalmente satisfatórias. Ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos, funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem.
Este parágrafo do texto é uma abordagem integrada da aprendizagem, fala que a criança consegue aprender o conceito fundamental para o seu desenvolvimento cognitivo. Quando a personagem questiona o porquê não pode ter tranças, e não se conforma com esse fato, simplesmente por ser criança e ter de usar birotes. Somente quando sua avó explica é que a menina aceita e fica feliz com o novo penteado, mostrando que o aprendizado e as experiências cientificas passam de geração para geração e é aperfeiçoado com o tempo.
O maior objetivo da abordagem integrada é fazer conexão entre conceitos, para promover o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Promover um ensino com respeito à diversidade dos alunos necessita de atividades didáticas que incentivem trabalhos coletivos, incentivando as trocas de conhecimento e considerando as especificidades de cada um.
Propõem-se algumas atividades práticas a partir da história de Bintou. Nas áreas do conhecimento: Ensino de artes e músicas, alfabetização, matemática, natureza e sociedade.
Sugestões de atividades:
Artes e Músicas: (Nível B)
Contar a história: As Tranças de Bintou
-Propor as crianças que realizem o desenho da aldeia de Bintou;
-Propor as crianças que desenhem a menina de Birotes;
-Propor as crianças que desenhem a menina com seu novo penteado;
-Propor as crianças que façam uma maquete da aldeia, em caixas de leite, de forma tridimensional;
-Colocar uma música e pedir que as crianças acompanhem com palmas;
-Pedir que as crianças comparem as suas casas com as da aldeia.
Objetivos:
-Comparar a diferença de cultura entre os povos, comparando as casas dos alunos com as da aldeia;
-Explorar a diferença cultural;
-Utilizar e explorar a história, fazendo comparações.
Avaliação:
Durante o desenvolvimento da atividade observar e registrar aspectos tais como: motricidade fina, noção de tamanho e anotar os comentários dos alunos.
Natureza e Sociedade: (Nível B)
-Narrar e montar a história “As tranças de Bintou”;
-Propor as crianças que realizem uma pesquisa com os mais velhos da família sobre as brincadeiras de antigamente;
-Relacionar com os tipos de brincadeiras das crianças da aldeia de Bintou;
-Relacionar as brincadeiras antigas com as brincadeiras das crianças da aldeia;
-Observar os passarinhos, como fazer os ninhos, como cuidar dos filhotes
-Caminhar na praia;
-Nadar;
-Caminhar pelas trilhas em volta da aldeia;
-Andar de canoa;
-Correr;
-Pular;
-Brincar de roda entoando canções tais como: atirei o pau no gato, ciranda cirandinha, a canoa virou e outras;
-Jogar Três Marias com pedrinhas;
-Brincar
...