As Tranças De Bintou
Pesquisas Acadêmicas: As Tranças De Bintou. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaptin • 10/10/2013 • 1.577 Palavras (7 Páginas) • 279 Visualizações
Introdução
Este trabalho é a mostra de que a interciplinalidade é a melhor forma de se chegar ao aprendizado, através de apenas uma história podemos abranger todos os eixos contextualizando as atividades.
Com base no texto “A abordagem integrada da aprendizagem” pude identificar que atividades com significados que levem a tocar a emoção da criança tendem a ser melhor assimilada por elas. Quando uma atividade leva a criança a uma relação de emoção tende a obter-se uma aprendizagem mais satisfatória, a criança é ser complexo que tem uma capacidade incrível de reter conhecimentos mas, estes tem de ser muito bem elaborados pelo profissional da educação levando muito em consideração a maneira que a atividade proposta vai tocar o emocional dessa criança.
A relação da criança com o mundo de informações é de grande significado e a partir desse ambiente rico em informações, torna-se mais fácil dar significado a determinadas atividades.
Quando a criança começa a fazer a relação entre o que ela aprende no abstrato tem muito significado a vida cotidiana, ela passa a dar valor a essa aprendizagem.
No ensino da matemática podemos partir de números com significados, valores de grandeza com comparativos no ambiente estudado na escrita podem partir das letras de seu nome, depois de um prévio trabalho de pesquisa do seu significado e o porquê de sua escolha. Também pensando na escrita podemos usar cantigas de roda e canções populares, parlendas que despertem o interesse das crianças pois havendo uma relação de prazer com a matéria estudada a criança terá mais interesse em descobrir a escrita das palavras que a formam e a leitura das mesmas.
Outra forma de preparar o desenvolvimento da escrita e da leitura é incentivá-las a contar suas experiências vividas, onde poderemos identificar o sentimentos que aqueles acontecimentos despertaram. Assim também como dramatizar fatos e histórias conhecidas, orientadas de maneira espontânea, tem sido considerada uma ótima maneira de se adquirir a aprendizagem desde os pioneiros da educação infantil, tendo como objetivo desenvolver na criança a ciências e a capacidade para a resolução de problemas.
As atividades que usem os sentidos como olfato e o paladar também são de grande valor emocional, pois estimulam as memórias olfativa e gustativa que tendem a ser duradora, todos fazemos associações muito vivas entre alimentos e as lembranças dos sentimentos associados a eles.
As atividades fora de sala de aula, mais conhecidas como atividades de campo, onde as crianças vivenciam o que aprenderam em sala de aula e são capazes de fazer a conexão entre o aprendizado e sua utilidade na vida prática e também o contato com pessoas de áreas específicas que tem a acrescentar ao estudos desenvolvidos em sala de aula.
Essa abordagem integra à educação científica agrega atividades físicas, sensoriais e emocionais a todo processo de aprendizagem.
Todo conhecimento adquirido pelas crianças passam pelas fases de: manutenção dos conceitos através de sua aplicação e ligação aos conceitos anteriores que o leva a um conceito maior e se forem colocados de maneira ordenada, as crianças tenderão a estabelecer as relações sozinhas.
Fazendo uma reflexão entre o texto e a história “As tranças de Bintou”, posso observar que a história passa principais eixos dão desenvolvimento da aprendizagem, iniciando na formação da identidade, não só para as crianças negras, que com certeza se identificaram com o personagem, pois essa identificação fará com que essa criança sinta-se valorizada deixando de ser a diferente pela cor da pele para ser a diferente que tem uma história que conta um pouco sobre o seu passado histórico.
Os trechos da história onde a menina oferece uma fruta para poder se aproximar das tranças da moça, ou quando se explica os diferentes modos de se enfeitar os penteados trançados criaram nas crianças não só uma identidade histórica mais também estética, pois a beleza da cultura estará em evidencia.
Essa identificação será maior para a criança negra, porém todas a s crianças se sentiram tocadas pois, mostra a formação da família e sua importância dentro desta instituição. Nesta história podemos aproveitá-la abordando várias áreas do desenvolvimento do conhecimento como “Contagem dos membros da família de Bintou, fazendo relação número numeral em matemática; dramatizar o mento em que Bintou recebe da avó fita com passarinhos para enfeitar seus birotes em comunicação e expressão; os alimentos servidos na festa e os costumes em natureza e sociedade; além de poder pesquisar e apresentar as crianças músicas infantis africanas entre outras atividades.
O trabalho poderia ser iniciado com um desenho da família e depois uma roda de conversa onde cada criança apresentaria seu desenho e falaria sobre os membros ali representados, então a professora poderia mostrar o livro e sugerir conhecer a menina Bintou e sua família.
A partir dessa atividade a professora poderá explorar alguns eixos com as seguintes atividades:
Atividade 1 matemática -
Conteúdo: Representar com desenhos os membros da família de Bintou citados na história, fazer a contagem e a representação em algarismo.
Objetivo: desenvolver a relação número-numeral.
Desenvolvimento: A professora irá na roda de conversa introduzir o assunto família e depois de contar a história “Das tranças de Bintou”, irá sugerir que cada criança desenhe os membros de sua família da garotinha da história. Depois disso as crianças farão a contagem dos membros e procurarão na tabela de números, que deve
...